Em 2017, as lojas virtuais devem ultrapassar, pela primeira vez, os shopping centers como espaços de maior concentração de compras de Natal, segundo uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgada nesta quarta-feira (8/11).
O estudo mostrou que 40% dos consumidores realizarão as compras pela internet, o que indica um aumento de oito pontos percentuais em relação ao ano passado. Em seguida, os locais de compras mais citados são os shopping centers (37%), as lojas de departamento (37%) e as lojas de rua (26%).
Já os sites favoritos para a aquisição dos presentes de fim de ano são as lojas virtuais das grandes varejistas (68%), as páginas que apresentam classificados de compra e venda (42%) e os sites de e-commerce voltados para os segmentos de vestuário e acessórios (34%).
O estudo indicou também que 83% das pessoas têm o hábito de realizar pesquisas de preços online. Na mesma linha, 76% utilizam a internet como ferramenta principal para a comparação de promoções. Já outros 50% afirmaram que fazem as pesquisas de valores nos próprios shopping centers e 48% preferem ir de porta em porta nas lojas de rua.
Preferência por roupas
As roupas continuam como os produtos mais escolhidos pelos consumidores para presentear os entes queridos durante o Natal, sendo apontadas por 56% dos entrevistados. Na sequência, aparecem brinquedos (43%); perfumes e cosméticos (32%); calçados (31%); e acessórios (24%). Produtos que demandam maior investimento foram menos apontados. Entre eles, estão celulares (12%); jogos e videogames (10%); eletrônicos (8%); e joias (8%).
Por fim, a pesquisa mostrou que o Natal deste ano deve apresentar um desempenho melhor para o comércio em relação ao do ano passado, passando de 107,6 milhões de consumidores adquirindo produtos nas lojas para 110,8 milhões.