Apesar de o mercado brasileiro de e-commerce – composto hoje por cerca de 590 mil lojas online, 31% a mais que em 2015 – ser o maior da América Latina, as páginas dedicadas ao comércio eletrônico no país não costumam funcionar por muito tempo. A vida útil que têm é de, em média, 185 dias. Os dados são do estudo “Tendências do E-commerce Brasileiro 2017”, realizado pela BigData Corp.

Tal realidade, no entanto, está mudando. Enquanto, em 2016, a “mortalidade” das lojas virtuais era de 20,31% ao ano; em 2017, a estimativa é de que seja de 16,87%. De acordo com Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp, a vida útil das lojas virtuais no país tem crescido, o que apontaria para um amadurecimento no mercado online brasileiro. Em 2015, a duração média de um e-commerce era de 94 dias, pontuou Rodrigues, quase metade do tempo que se observa atualmente.

A construção de sites mais estruturados, construídos a partir de um planejamento prévio maior por parte de quem abre seu e-commerce em 2017, foi indicada pelo executivo. Porém, ele apontou que a “mortalidade” das lojas virtuais ainda é alta e a vida útil dos sites, efêmera.

Para Rodrigues, a facilidade de se abrir um negócio na internet, em comparação às barreiras de se abrir um negócio físico, impulsionam o crescimento das lojas virtuais. Contudo, isso contribui também para uma vida útil menor nestes canais, a seu ver.

Visitação

O estudo realizado pela BigData Corp mostrou que a média de visitas que os sites de e-commerce no Brasil recebem por mês tem diminuído. Com o período de recessão enfrentado pelo país, as 8,7 mil visitas mensais registradas em 2015 foram reduzidas a 7 mil atualmente.

Plataforma

Para os que desejam adentrar no comércio eletrônico, portanto, é imprescindível realizar um minucioso planejamento prévio e buscar por uma plataforma que possibilite uma experiência de navegação satisfatória ao usuário.

A plataforma da eCShop oferece todos os recursos necessários para que você gerencie a sua loja online e acompanhe o crescimento de suas vendas. Além disso, nossa equipe fornece auxílio em todas as etapas da criação de seu negócio, para que você tenha resultados positivos e os seus clientes, a melhor experiência de compra possível.

Saiba como criar uma loja virtual de sucesso.