Não há dúvidas de que o e-commerce revolucionou o nosso modo de consumir. Diferente de alguns anos atrás, hoje podemos comprar quase qualquer coisa sem sair de casa, desde um item de vestuário a um pacote de viagem. Contudo, a facilidade de adquirir produtos online exige, em contrapartida, que tenhamos certa paciência para esperar pela entrega das mercadorias.
Neste sentido, uma nova pesquisa da Manhattan Associates, empresa de softwares para e-commerce, apontou que mais de 70% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras pela internet; no entanto, deste total, cerca de 60% já optaram pela retirada em uma loja física.
Apesar de os pontos de retirada estarem se tornando cada vez mais populares, nem todos os pedidos realizados desta maneira resultaram em clientes satisfeitos, de acordo com a pesquisa. Entre os 8% dos compradores entrevistados que afirmaram ter sofrido experiências negativas, os motivos apontados foram: muito tempo de espera para que encontrassem a mercadoria, produto não disponível, cor diferente do pedido e despacho descuidado para a loja física.
Trocas
Segundo o levantamento, aqueles que tentaram trocar ou devolver a mercadoria para uma loja física também enfrentaram dificuldades. Cerca de 30% destes consumidores tiveram problemas no processo, principalmente em virtude de o item não ter sido comprado no próprio ponto de retirada.
Diante disso, caso o seu negócio seja apenas online, é fundamental se atentar a todos os pontos relacionados a parcerias com lojas físicas, priorizando a experiência dos clientes, para que eles, mais do que se satisfazer com o atendimento e praticidade oferecidos ao longo da compra, virem porta-vozes do seu negócio, divulgando a amigos e conhecidos as vantagens de comprar em sua loja virtual.