Muitos empreendedores que estão apostando as suas cartas no comércio eletrônico, ou que já atuam neste setor há algum tempo, deparam-se com um entrave na busca pelo sucesso de sua loja virtual: a dificuldade de vender.
Apesar de abrir uma loja online ser uma maneira prática e acessível de ter seu próprio negócio, manter este canal de vendas não apenas funcionando, mas também progredindo de forma saudável, pode representar um desafio.
Por isso, vamos apresentar algumas dicas de ações que podem ser adotadas para contornar o problema.
Estratégia de vendas
Se você está engatinhando os primeiros passos no comércio eletrônico, é importante que não tente dar “um salto maior do que a perna”. O que isso quer dizer? Você deve ter consciência de que não pode vender como os gigantes do e-commerce que conhece, que estão há anos no mercado e possuem um altíssimo nível de expertise. Para tais lojas, é possível oferecer promoções e descontos consideráveis, frete grátis e opções de parcelamento em várias vezes.
Portanto, em vez de tentar competir com estes varejistas, escolha um nicho para sua loja virtual, avalie a demanda deste segmento e se especialize no mercado em que se enquadra. Assim, você consegue atender a uma necessidade específica de seus clientes e se destacar diante da concorrência.
Descrição de produtos
Antes de realizarem uma compra pela internet, as pessoas querem obter o máximo de informações possível sobre o produto ou serviço que pretendem adquirir. Por isso, descrições incompletas ou muito genéricas não ajudam em nada o consumidor e ainda podem te fazer perder um cliente.
Descrições mais detalhadas não apenas dão mais credibilidade à sua loja, como também ajudam seu site a aparecer nas buscas orgânicas do Google e, o mais importante, seus clientes a comprarem com segurança sobre o que estão adquirindo.
Tráfego insuficiente
O número de vendas que você realiza está diretamente relacionado ao volume de tráfego em seu site. No Brasil, a taxa de conversão para o comércio eletrônico, ou seja, a relação entre as pessoas que acessam o site de uma loja virtual e as que realmente fazem uma compra é de 0,5%.
O que esta taxa de conversão indica é que, a cada 1.000 pessoas que visitarem seu site, apenas 5 comprarão de você. Diante disso, antes de estipular metas de vendas para um determinado período de tempo, é importante pensar em estratégias para atrair as pessoas à sua loja virtual.
Há diferentes caminhos para se conseguir que isso aconteça. Anúncios pagos nas redes sociais e links patrocinados no Google são um bom começo. Mas é necessário não parar por aí. Criar um blog – ou até mesmo um canal no YouTube – que aborde assuntos relacionados aos produtos ou serviços oferecidos em sua loja virtual pode ser uma excelente estratégia.
Além disso, vale também realizar parcerias de divulgação com influenciadores digitais. Fazer com que influenciadores ligados ao mercado em que você atua divulguem seu produto ou serviço pode trazer um considerável tráfego da audiência destas pessoas para seu site.
Produção de conteúdo
Como explicamos aqui, é por meio de blogs, redes sociais e e-mail marketing que os consumidores encontram as empresas e marcas que vendem o que eles estão buscando. Por isso, é imprescindível não apenas estar presente nestas mídias, mas também apresentar a partir delas conteúdos relevantes, que sejam úteis para as pessoas e as deixem com uma opinião positiva sobre seu negócio.
Sendo assim, não se limite a criar anúncios e promoções, vá além e produza conteúdos sobre seu segmento ou setor de atuação. Artigos relacionados aos benefícios, funcionalidades e soluções possibilitados por seu produto ou serviço demonstram que você realmente se preocupa com os interesses dos consumidores.
Informações de contato
Um problema recorrente, mas de fácil solução, no e-commerce consiste na falta de informações de contato em lojas virtuais.
O atendimento ao cliente deve ser uma prioridade para todo empreendedor que trabalha com vendas, especialmente para aqueles que lidam com comércio virtual. Considere que neste tipo de transação não existem vendedores ou atendentes que possam responder a dúvidas e reclamações de clientes, como há em lojas físicas, ou ajudar-lhes com informações extras sobre os produtos e serviços que estão buscando.
Por isso, ofereça canais de atendimento eficientes, que não façam o consumidor esperar muito por uma resposta às suas demandas.
Escolha da plataforma
Por fim, mais um entrave que pode fazer com que uma loja virtual não venda é a hospedagem em uma plataforma que não possui os recursos necessários para a realização prática de uma compra. Há plataformas, por exemplo, que apresentam lentidão na hora do fechamento das compras ou grande complexidade para que os clientes façam pedidos.
Portanto, você precisa se certificar de escolher uma boa plataforma para sua loja virtual, pois suas vendas só têm a ganhar. Com isso, a eCShop pode te ajudar.
A plataforma da eCShop oferece todos os recursos necessários para o gerenciamento de sua loja online, o que torna possível atender todas as suas demandas e acompanhar o crescimento de suas vendas. Nossa equipe altamente qualificada desenvolve soluções assertivas para que sua loja virtual opere da melhor forma possível.
Além disso, auxiliamos em todas as etapas do desenvolvimento de seu negócio: desde a escolha do segmento à gestão de marketing. Nossa finalidade é oferecer aos lojistas uma forma prática de gerenciar sua loja virtual e, aos consumidores, uma ótima experiência de compra.
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