Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego que pode ser instalada em sites, blogs e lojas virtuais. Sua finalidade é analisar as estatísticas de visitação destes canais, assim como o comportamento dos usuários enquanto navegam por eles.

A ferramenta apresenta uma série de métricas que ajudam a medir o desempenho de uma loja virtual e, por conta disso, otimizar seu funcionamento. No entanto, nem todas os dados exibidos no sistema são de fácil compreensão para aqueles que estão ainda começando a utilizá-lo.

Por exemplo, receber várias visitas na página de seu e-commerce pode soar muito bem, mas não é algo necessariamente significativo se parte delas não culminar em conversões ou vendas. Por isso, é importante que, por meio do Google Analytics ou de uma ferramenta similar, você avalie dados como a taxa de rejeição de seu site. Assim, poderá ter uma ideia sobre a experiência dos usuários na página.

O Analytics é ainda um grande aliado para quem trabalha com marketing e precisa medir resultados de campanhas, principalmente quando é necessário produzir relatórios para clientes ou para a própria empresa.

São variadas as informações disponibilizadas pelo sistema, e pode ser um desafio conseguir compreendê-las. Vamos lá: você sabe qual a diferença entre usuários, sessões e visualizações? Fundamentais, estes dados mostrados pela ferramenta dizem muito sobre o desempenho de seu site e te ajudam  a pensar em maneiras para melhorá-lo, se necessário.

Você encontrará informações como o número de visitantes novos e recorrentes em sua loja virtual, assim como a quantidade de sessõesusuários e visualizações que obteve durante um determinado período de tempo. A seguir, entenda o que estas três métricas significam.

Sessões

No Google Analytics, uma sessão é o conjunto de ações executadas por um usuário em seu site. Ou seja, sinaliza a interação deste internauta com os conteúdos do canal.

Durante uma única sessão, podem acontecer diversas exibições de página ou de tela, eventos, transações de comércio eletrônico e interações sociais. Um só usuário pode realizar várias sessões.

Por exemplo, se uma pessoa acessa seu site e o deixa aberto por meia hora, mas fica inativa durante este período – ou seja, não realiza ação alguma na página -, a sessão é encerrada e conta como apenas uma. Contudo, caso o usuário volte ao site depois de decorrido o tempo, ele terá realizado duas sessões.

Isso significa que a sessão só é computada se o usuário deixar o site ou estiver inativo por mais de 30 minutos. Por outro lado, toda vez que tal usuário interage com um elemento, o Google Analytics reinicia o tempo de vencimento, adicionando 30 minutos a partir do momento de interação.

Na prática, se Lucas – um usuário hipotético – acessa o anúncio de um produto em sua loja virtual e, depois de ler as informações sobre tal produto, continua navegando na página e conferindo outros artigos que estão à venda, em um intervalo igual ou inferior a 30 minutos, ele terá realizado uma sessão.

Agora, caso Lucas deixe o anúncio de um produto aberto enquanto faz outras coisas e, deste modo, fica inativo por mais de meia hora, a sessão terá se expirado ao término deste período. Quando Lucas voltar ao site, então, dará início a uma segunda sessão.

Usuários

Outra métrica de grande relevância no Analytics é a de usuários, que apresenta a quantidade de usuários que visualizaram ou interagiram com seu site.

Voltemos a Lucas. Para ser considerado um usuário, Lucas deve não só ter acessado sua loja virtual, mas também navegado por – pelo menos – uma página da loja. O Analytics consegue ainda identificar um mesmo usuário que costuma visitar páginas de seu site continuamente.

Neste caso, trata-se de um usuário ativo, ou seja, uma pessoa que realiza novas sessões no site durante um período de tempo específico. Ainda que acesse constantemente o site, continua sendo computada como um usuário único.

Deste modo, a ferramenta do Google apresenta não só o número de usuários em seu site, mas também aqueles que são ativos, as páginas que visitam, assim como sua localização. Tais dados são fundamentais para um diagnóstico do desempenho do website.

Visualizações

Visualização de página é uma métrica que estipula o número total de páginas visualizadas em sua loja virtual durante um determinado período de tempo.

Como um mesmo usuário pode visitar o site mais de uma vez e acessar diversas páginas, o número de visualizações não está relacionado ao de pessoas que fizeram visitas. Portanto, para suas ações de marketing, esta informação é menos relevante do que as duas primeiras.

Bem, após conhecer as diferenças entre as métricas apresentadas, você já está apto a analisar de maneira mais assertiva o desempenho de sua loja virtual e, deste modo, estudar maneiras para otimizá-lo. Não deixe de continuar ligado em nossas dicas para que consiga mais acessos e conversões para seu website.