O valor do frete pode inibir alguns consumidores na hora de realizar uma conversão no comércio eletrônico. Diante disso, apresentar ao cliente a possibilidade de retirar os produtos em um comércio local pode aumentar as vendas em seu site e, além disso, integrar sua loja virtual a lojas físicas, ainda que você não possua uma.

O produto adquirido por meio da internet fica, desta forma, disponível em pontos de retirada. Esta é uma maneira eficiente de reduzir o custo final do cliente sem influenciar no lucro da empresa.

A partir da centralização de entregas em um único endereço, o custo do transporte acaba sendo reduzido entre 30% e 50% para o consumidor final. Sendo assim, o cliente fica satisfeito e você não tem mais carrinhos abandonados no final do processo de compra, em razão de altos custos de transporte de mercadorias.

Viabilidade

Apesar de parecer mais viável para grande parte dos consumidores on-line – que são pessoas ocupadas e com pouco tempo livre – receber o produto em sua residência, os sistemas de logística atuais exigem que o cliente esteja em casa no momento da entrega. Contudo, estas costumam acontecer em horário comercial, quando o consumidor está no trabalho.

O cliente pode, então, culpar a sua empresa pelos problemas de logística que enfrentar, sem dissociá-la da empresa responsável pelo transporte dos produtos que você vende. Por isso, dar ao comprador a possibilidade de realizar a retirada em pontos distribuídos pela cidade pode fazer grande diferença para uma experiência de compra satisfatória.

Além disso, você pode aumentar a sensação de confiança do consumidor ao permitir que ele retire o produto em uma loja local com que está familiarizado. E, claro, o cliente satisfeito ainda pode gerar um marketing positivo e gratuito para sua empresa, ao compartilhar sua opinião com conhecidos e nas mídias sociais.

Portanto, você tem a possibilidade de aumentar suas vendas, deixar o consumidor satisfeito com a experiência de compra em sua empresa e, ainda por cima, firmar parcerias que resultem em benefícios mútuos com as lojas locais que se tornarão seus pontos de retirada – já que o fluxo de pessoas nestes estabelecimentos também será maior.