Adotar uma política de frete grátis no e-commerce pode ser uma estratégia eficiente para chamar a atenção dos consumidores e expandir o número de vendas. Por outro lado, a medida geralmente resulta na perda de uma parte da margem de lucro sobre os produtos. É necessário, portanto, utilizá-la de forma estratégica.
O frete grátis impulsiona a divulgação ‘boca a boca’ de lojas virtuais e já foi capaz de levar mais de 63% dos consumidores a adicionarem mais produtos no carrinho, de acordo com uma pesquisa da ComScore.
Contudo, para evitar prejuízos na hora de definir a política de frete mais adequada, é interessante que os lojistas entrem em contato com o seu operador logístico. Há ainda a opção de calcular o frete dos produtos diretamente na plataforma de vendas. Neste caso, é preciso lembrar que, além das dimensões e peso dos itens, a localização do cliente também influencia no valor.
Se você tem interesse em adotar uma política de envio gratuito de mercadorias, é necessário avaliar quais são os momentos mais oportunos para colocá-la em prática. Considere o impacto da oferta sobre seus custos de operação – um detalhado planejamento financeiro é fundamental – e verifique o quão importante ela é para a decisão de compra do cliente.
Utilizando o frete grátis para vender mais
Após levar em consideração o que foi exposto, lembre-se que o frete gratuito pode ser uma estratégia interessante para ser utilizada em determinados momentos. A oferta não precisa ser aplicada, necessariamente, a todos os produtos da loja – pode ser definida para artigos específicos. Além disso, é possível que seja atrelada a um valor mínimo de compra.
Para oferecer taxa de entrega gratuita de produtos selecionados em seu e-commerce, analise quais artigos são mais leves e adquiridos principalmente por consumidores de uma única região, que coincida com a região onde é realizada a distribuição do e-commerce. Escolha ainda artigos que tenham boa margem de lucro e fácil distribuição.
Outro boa estratégia é aplicar a política de frete grátis a datas comemorativas específicas, quando o número de vendas já costuma ser maior e uma redução na margem de lucro por produto tem menos impacto. Datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal movimentam o comércio e costumam ser aproveitadas por lojistas para aumentar a competitividade de seu e-commerce.
Retirada em loja física
Por fim, quando o e-commerce possui também lojas físicas, é possível oferecer para o cliente a opção de retirada do produto no local, o que abate o valor do frete. Há ainda a opção de determinar pontos de retirada.
Como foi possível compreender, o frete grátis no e-commerce pode ser uma maneira muito eficaz para vender mais, assim como para conquistar novos clientes. Contudo, a medida deve ser bem planejada a fim de que não afete o lucro do negócio.