Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, nas 27 capitais do país, apontou que 89% dos internautas fizeram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses que antecederam o estudo. Tal levantamento também mostrou que 4% das pessoas com acesso à internet nunca adquiriram produtos em lojas virtuais.
Apesar deste percentual parecer pequeno, ao considerar que mais de 100 milhões de brasileiros têm acesso à internet, chega-se ao número de quatro milhões de pessoas que, por algum motivo, não realizam compras online.
Entre as principais razões indicadas por aqueles que têm receio em realizar aquisições desta forma, estão a falta de contato com os produtos, o tempo de entrega e a dificuldade que pode surgir na hora de realizar uma devolução.
A seguir, apresentamos algumas dicas para que você consiga contornar estas questões e atrair mais clientes para sua loja virtual.
Contato com o produto
A principal diferença entre comprar em lojas físicas e virtuais, para o consumidor, está no fato de esta segunda maneira de aquisição de produtos não permitir contato físico com os mesmos. Pode ser difícil para aqueles que não estão acostumados com compras online imaginar o tamanho, textura ou volume de um artigo apenas observando imagens do item em questão.
Uma saída que pode ser adotada pelos lojistas neste caso é a disponibilização de provadores virtuais – algumas ferramentas permitem que os clientes “experimentem” produtos a partir de uma webcam, por exemplo -, além da exibição de fotos de modelos utilizando determinado produto ou tutoriais explicando suas dimensões e formas de uso.
Entregas
As possíveis demoras na entrega também não são vistas com bons olhos pelos consumidores que consideram fazer compras online. Por isso, se possível, tente realizar a postagem dos produtos no mesmo dia em que as compras são realizadas, pois a medida pode reduzir a espera do consumidor.
Além disso, ofereça vantagens que facilitem o processo de conversão e funcionem como uma espécie de compensação para a questão das entregas, como promoções exclusivas para determinadas regiões e acompanhamento de pedidos em tempo real.
Segurança
É imprescindível mostrar para o consumidor que seu site é um ambiente seguro para a realização de transações financeiras. Para tanto, utilize selos de certificação digital SSL e métodos de pagamento confiáveis e conhecidos do público.
Devolução
Deixe clara a política de trocas e devolução da empresa no caso de o cliente não desejar ficar com o produto. Disponibilize as informações detalhadamente em uma página do site de sua loja virtual.
Além de seguir estas dicas, concentre-se nas vantagens observadas pelos internautas que escolhem fazer compras online – como promoções, comodidade e fácil comparação de preços – para criar estratégias de marketing e divulgação para seu negócio.