Se você tem uma loja virtual, sabe o quão fundamental um sistema logístico eficiente é para um canal de vendas on-line. Para atender melhor aos interesses do consumidor, contudo, tornando ainda mais satisfeitos os seus clientes, é necessário priorizar também a logística reversa.
Considere que, quando compra um produto sem que tenha qualquer contato físico com o artigo em questão, o consumidor deposita toda a sua confiança na loja virtual onde está realizando a aquisição e, para que a relação entre empresa e cliente seja a melhor possível, é preciso oferecer a este comprador algumas garantias, como a certeza de que, caso não fique satisfeito com a aquisição, ele conseguirá realizar de maneira prática a troca ou devolução da mercadoria.
Isso significa que, com o e-commerce, o momento em que um cliente recebe determinado produto em casa não é mais, necessariamente, a última etapa do processo logístico de um comerciante. As transações on-line trouxeram a necessidade da realização do transporte pelo caminho inverso, ou seja, saindo da residência do consumidor para retornar à loja. Este novo estágio no processo logístico é chamado de logística reversa, que consiste nas condições oferecidas para que os clientes realizem trocas ou devoluções.
No Brasil, cerca de cinco milhões de pedidos por ano passam pela logística reversa.
Aplicação
Para aplicar a logística reversa de maneira eficiente em seu negócio, é necessário otimizar ao máximo os departamentos e procedimentos internos do e-commerce, para que seja possível realizar todas as etapas do processo de retorno do produto.
Considere as necessidades apresentadas pela empresa para oferecer uma solução que não só resulta em satisfação do cliente, mas também que beneficie o negócio, por meio da redução de custos e praticidade no processo.
Lembre-se também que a logística reversa está prevista na legislação do e-commerce presente no Código de Defesa do Consumidor, que oferece ao comprador direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento da mercadoria, em transações realizadas pela internet.
Pontos de retirada
O e-commerce atua hoje de duas formas para aplicar a logística reversa – o cliente despacha o produto por meio dos Correios ou há a efetuação de uma coleta em domicílio. Existem desvantagens nos dois casos. No primeiro, há o possível transtorno de o consumidor ir até uma agência dos Correios e precisar aguardar por um longo período antes de ser atendimento. No segundo, existe a necessidade de que haja alguém em casa no momento da coleta, o que nem sempre pode acontecer.
Diante disso, os pontos de retirada aparecem como uma alternativa eficiente para os clientes, uma vez que podem estar distribuídos em locais estratégicos em diferentes pontos da cidade, de modo que o cliente não precise desviar de sua rota para despachar o produto. Clique aqui e entenda melhor como funcionam os pontos de retirada.
Agora que você já sabe a importância da logística reversa, não perca tempo e comece a aplicá-la em seu e-commerce.