O e-commerce se consolidou no Brasil e vem crescendo de forma notável. Apenas no segundo semestre de 2018, a projeção de faturamento para o setor é de R$ 37,9 bilhões, segundo informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Caso se confirme, o resultado irá representar um crescimento de 15% para o segmento, na comparação com o mesmo período de 2017. O cenário, portanto, poderá ser favorável para os empreendedores que estão planejando começar um negócio online, a fim de vender os seus produtos pela internet.
Greve dos caminhoneiros e próximos passos
A greve dos caminhoneiros no Brasil em 2018, que teve início no dia 21 de maio e alcançou extensão nacional, provocou queda de faturamento e de entrega de produtos, o que culminou também em prejuízos para varejistas ao longo dos dez dias de paralisação e afetou não só o faturamento do e-commerce no primeiro semestre, como também a economia do país de forma geral.
Para os próximos meses, os lojistas do comércio eletrônico precisam começar a estruturar campanhas para aquecer as vendas em datas como Dia dos Pais, Black Friday e Natal, de modo a balancear os prejuízos do período de greve.
Sengundo a ABComm, o tíquete médio das compras virtuais durante o segundo semestre deve ser de R$ 310, com a realização de 122 milhões de pedidos pelos consumidores.
É importante ressaltar que eventos como as eleições não devem causar impactos significativos no setor. De acordo com Mauricio Salvador, presidente da Associação, não há variação nas vendas online geradas pelas eleições em si, o que poderia influenciá-las seriam as especulações em torno do câmbio, já que muitas mercadorias vendidas online são importadas.