Novos aplicativos surgem a cada dia, trazendo funcionalidades de grande utilidade para os usuários e trabalho redobrado para desenvolvedores, que, diante da variedade de opções no mercado, precisam criar ações voltadas para o aumento no número de downloads dos apps.
Uma pesquisa global realizada pela Criteo mostrou que, no Brasil, 44% das compras no varejo online são feitas por meio de dispositivos móveis, seja a partir de aplicativo ou web mobile. O estudo explorou o cenário de compras cross-device no terceiro trimestre de 2017.
Diante disso, possibilitar as vendas a partir deste tipo de dispositivo, por meio de um site responsivo – que é amigável também ao acesso a partir de equipamentos como smartphones e tablets – ou de um aplicativo, pode ser determinante para o crescimento de suas vendas.
A seguir, apresentamos algumas dicas possíveis de se colocar em prática para aumentar o número de downloads de seu aplicativo em plataformas como o Google Play e a App Store.
Otimização do app
Após desenvolver um aplicativo, é necessário fazer com que ele tenha visibilidade e se sobreponha diante de outros. Neste sentido, uma estratégia eficiente de ASO é necessária para que sua ferramenta não passe despercebida.
A sigla remete ao termo App Store Optimization, que sintetiza um conjunto de técnicas empregadas para alavancar o posicionamento de um aplicativo para dispositivos móveis nas lojas de apps. As estratégias de ASO equivalem às de SEO, voltadas para sites e blogs.
Esta prática é imprescindível para a visibilidade dos aplicativos de maneira geral. As técnicas que você pode colocar em prática para tanto incluem: ícone de apresentação pertinente, nome atrativo, atualizações periódicas para a melhoria da ferramenta e, claro, uso de palavras-chave.
Experiência do usuário
Para que baixem um aplicativo, as pessoas devem encontrar nele funcionalidades que apresentem navegação amigável e otimizem seu tempo. O app deve ser voltado para a solução de um problema. Fazer compras diretamente pelo celular, como vimos, tem se tornado uma prática cada vez mais corriqueira. Então, por que não oferecer um recurso que permita que as consultas a produtos e à reputação da loja virtual, assim como a transação em si, sejam extremamente eficientes, poupando o tempo do consumidor?
Assegurando que o aplicativo tenha um bom funcionamento, você proporciona uma experiência positiva ao usuário. Mas, para fazer isso, é preciso atentar-se tanto ao comportamento de seus consumidores – incluindo hábitos de consumo e os momentos em que utilizam o app – quanto aos feedbacks dados pelos usuários da ferramenta. Lembre que os aplicativos com melhores feedbacks têm destaque no Google Play e na App Store e procure se adequar às demandas do público. Desta forma, você conseguirá elevar o número de downloads de seu aplicativo.
Use as mídias sociais a seu favor
Uma pesquisa realizada pela empresa Rock Content, intitulada como Social Media Trends 2017, apontou que os principais benefícios das redes sociais apontados pelas empresas são a divulgação de uma marca (77,4%), o engajamento da audiência (63,2%), o aumento no tráfego de blogs e sites (50,3%) e a ampliação de vendas e número de clientes (48,5%).
Não dá para deixar de aproveitar as oportunidades que estes canais oferecem para alavancar seu negócio e tornar mais conhecida a imagem de seu aplicativo. As mídias sociais possibilitam diferentes tipos de posicionamento. Entre os mecanismos que apresentam, estão as campanhas direcionadas a um público segmentado, que será atingido pelas estratégias de publicidade relacionadas a seu aplicativo nestas redes.
Antes de começar a investir em uma mídia específica, faça um estudo e avalie qual canal é mais utilizado pelos usuários que seriam compradores em potencial daquilo o que você oferece. Definido isso, ao escolher as melhores redes sociais para concentrar seus esforços, inteire-se quanto aos mecanismos que a mesma oferece para a promoção do aplicativo, de modo que a ferramenta alcance o maior número de pessoas possível.