Há poucos dias do feriado de carnaval, muitos empreendedores do comércio eletrônico começam a temer uma possível baixa nas vendas. É verdade que parte significativa dos consumidores contém determinados gastos neste período em favor de viagens, por exemplo. Mas isso não significa que o faturamento de sua loja virtual vá despencar enquanto as folias acontecem no país. Na verdade, é possível traçar algumas estratégias para aquecer o fluxo de vendas nesta época do ano.
Para começar, considere que nem todas as pessoas gostam de festejar ou viajar no carnaval – há as que preferem ficar em casa, e tal público também se caracteriza como um potencial consumidor em quem se deve focar. Neste caso, os varejistas virtuais podem investir na comercialização de produtos como livros, filmes, CDs, box de seriados e artigos gourmet. É interessante também conceder descontos nestes itens.
Por outro lado, os foliões – que desejam aproveitar cada momento da festa no país – procuram por fantasias, roupas customizadas e outros acessórios carnavalescos. Os lojistas do comércio eletrônico que não vendem normalmente artigos do gênero podem apostar em uma linha de produtos voltada apenas para o período de folias.
Contudo, mais do que produtos, estratégias de marketing eficientes são necessárias para atrair a atenção dos consumidores. Invista na produção de e-mails marketing, ações nas redes sociais utilizando uma linguagem divertida – coerente com o feriado e o momento de festas no país – e links patrocinados. Avalie também adequar o visual de sua loja virtual para que fique condizente com a identidade da data.
Além disso, não deixe de ficar atento ao atendimento a clientes. Certifique-se de manter aberto um canal de comunicação com o consumidor ao longo de todo o processo de compra e envie os produtos dentro do prazo estipulado, para que não sejam entregues com atraso. Mais do que realizar uma venda, tenha como meta fidelizar um cliente.