As empresas que têm um perfil no Instagram possuem agora mais um recurso para interagir com os consumidores e conhecer melhor o seu público-alvo por meio desta mídia social. Trata-se da possibilidade de criar enquetes a partir do Instagram Stories.
A funcionalidade consiste em um adesivo em formato de enquete que possibilita a realização de perguntas nas publicações do Stories e o acompanhamento dos resultados da pesquisa.
Se você possui um negócio ligado à moda, por exemplo, uma ideia é apresentar dois looks, lado a lado, e utilizar o recurso para que os usuários escolham o que mais gostarem. As peças vencedoras podem ser anunciadas posteriormente com descontos, frete grátis para determinadas localidades ou algum outro tipo de benefício ao usuário.
Além de criar a pergunta e opções de respostas que desejar, o adesivo ‘enquete’ permite também que você customize cores e posicione a questão onde achar melhor. E, após o compartilhamento da enquete, os seguidores de sua página já podem começar a votar, sendo que as avaliações sejam acompanhadas e tempo real.
Quem vota pode ainda saber que opção está ganhando, além de ter acesso aos dados atualizados se voltar a acessar a publicação. Como acontece em geral no Instagram Stories, as publicações somem após um período de 24 horas.
Por sua vez, você consegue conferir os resultados enquanto a publicação está ativa. Basta deslizar a tela para cima; assim, dá para saber a relação de pessoas que visualizou aquele conteúdo, além de quem escolheu cada opção.
Superando o Snapchat
A equipe do Instagram está apostando cada vez mais no Stories, que têm ganhado uma série de funcionalidades com o passar do tempo, como as de adicionar hashtags nas publicações e compartilhá-las também no Facebook Stories.
A popularidade desta ferramenta é tamanha que ela já superou o número de usuários do Snapchat. Enquanto este aplicativo possuía 166 milhões de usuários em junho deste ano, o Instagram Stories era explorado por 250 milhões de pessoas.
Para você, que tem uma loja virtual, surge a oportunidade de interagir com os seus seguidores e conhecer ainda melhor o perfil de seu público-alvo, com os feedbacks recebidos a partir das pesquisas de opinião. Os resultados das enquetes podem, inclusive, ajudá-lo a pensar em ações promocionais mais assertivas em despertar o interesse dos consumidores.