Dados do Ebit mostraram que o Dia das Mães movimentou R$ 1,9 bilhão em vendas no ano passado, o que apresenta um indício do quão importante esta data é para o comércio eletrônico nacional. Além disso, em 2017, mais de 4,5 milhões de pedidos foram realizados pela internet no período, representando uma alta de 12% em relação a 2016.
Diante disso, a chegada do Dia das Mães representa uma ótima oportunidade, que não pode ser desperdiçada pelos varejistas online. Contudo, é preciso pensar de maneira estratégica, a fim de elaborar ações eficientes para chegar até o seu público-alvo. A seguir, apresentamos algumas dicas para você aproveitar o período e conseguir realizar mais vendas.
Promoções e descontos especiais
Mais do que focar em ações cujos resultados se reflitam apenas sobre as vendas de Dia das Mães, você pode fidelizar clientes nesta data que continuarão comprando em sua loja virtual no longo prazo. Para tanto, a dica é investir em cupons e campanhas de descontos ou promoções especiais, com ofertas de brindes para compras que atinjam um valor mínimo, por exemplo.
Antes de dar início a este tipo de ação, avalie como as condições especiais deverão impactar o seu negócio. Os descontos precisam ser compensados pelo aumento na demanda advindo da data.
Negociação com fornecedores
Para conseguir oferecer preços mais atrativos aos consumidores, é interessante também negociar os valores junto a fornecedores. Como deve vender mais durante o período do Dia das Mães, você acabará adquirindo um número maior de mercadorias. Então, por que não tentar conseguir pagar um valor melhor por elas também?
Certifique-se de que seu estoque seja capaz de atender a alta na demanda e procure negociar preços mais baixos de modo que parte do desconto possa ser repassada ao consumidor final.
Marketplaces
Principalmente para quem tem um negócio pequeno, que está ainda em ascensão, os marketplaces são uma excelente aposta, já que permitem que você aproveite a credibilidade e visibilidade de gigantes do comércio eletrônico. Os consumidores recorrem cada vez mais a estes canais de vendas, já que conseguem encontrar uma grande variedade de produtos e meios de pagamento diversos.
Por meio dos marketplaces, é possível até mesmo obter faturamento superior ao de sua própria loja virtual. No entanto, este meio de vendas exige uma boa dose de planejamento. Se você utiliza a plataforma de e-commerce da eCShop, pode vender os seus produtos por meio de duas ferramentas de integração com marketplaces que te conectam aos principais varejistas online, o SkyHub e a Anymarket.
Com as nossas dicas em mãos, comece a colocar em prática as suas estratégias para a data e venda mais do Dia das Mães. Não deixe de produzir conteúdos atrativos e relevantes para as mídias sociais de seu negócio. Além disso, procure apostar em categorias que são campeãs de vendas neste período, como perfumes, vinhos, livros, celulares e smartphones.