O Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março, está se tornando uma data cada vez mais explorada pelo comércio para o oferecimento de descontos e promoções especiais. Segundo uma análise realizada pelo Google, as buscas pelo termo ‘Dia do Consumidor’ apresentaram um crescimento acumulado de 92% neste ano, em relação ao mesmo período de 2017. Além disso, apenas nos últimos dias, o aumento chegou à marca de 143%.
Os dados coletados pela gigante de pesquisas mostraram ainda que as categorias com os maiores registros de buscas são as seguintes: laptops, televisões, perfumes, smartphones, eletroportáteis, roupas, calçados e eletrodomésticos.
A comemoração pelo Dia do Consumidor vem conquistando uma presença considerável no varejo nacional, tendo previsão para se tornar tão popular quanto a Black Friday, realizada na última semana de novembro, que teve seu boom entre 2014 e 2015, quando o número de consumidores que conheciam a data subiu de 27% para 56%.
Crescimento em vendas
De acordo com o Buscapé, o faturamento dos e-commerces e marketplaces brasileiros deve crescer 10% em relação a 2017 no dia 15 de março. No início de 2018, pesquisas do Google indicavam que apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor. No entanto, quando foram informados sobre a data, 81% dos entrevistados disseram estar interessados em fazer compras na ocasião.
Conscientização
É importante salientar, contudo, que a ideia principal por trás da celebração é a conscientização relacionada aos direitos dos consumidores. A organização Cosumers International apontou que, a cada ano, há um tema diferente a ser debatido neste período.
Em 2018, o tema é “Fazendo os marketplaces digitais mais justos”. O assunto é pertinente por conta da insegurança que muitos compradores ainda apresentam quanto ao ambiente digital.
Como metade da população mundial continua offline, as pautas deste ano incluem também o acesso justo e seguro à internet, a luta contra fraudes e esquemas e a proteção do consumidor que faz compras online.