Realizada na última sexta-feira (24/11), a Black Friday 2017 movimentou R$ 2,1 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, valor que representa alta de 10,3% em relação ao faturamento registrado no mesmo período do ano passado, que foi de R$ 1,9 bilhão. As informações foram levantadas pela Ebit.
Na comparação entre os períodos, verificou-se ainda que o número de pedidos apresentou um salto de 14% este ano – de 3,3 milhões passou para 3,76 milhões. Já o tíquete médio teve queda de 3,1%, de R$ 580 para R$ 562, entre 2016 e 2017.
Diferente das outras edições da Black Friday, em que se observou crescimento no tíquete médio das compras, desta vez o avanço foi no número de pedidos – quase o dobro em relação à estimativa inicial da Ebit – que se destacou.
Merece atenção ainda o fato de as compras realizadas via smartphone terem crescido consideravelmente. Os pedidos por mobile aumentaram 81,8% em comparação ao ano passado, representando 26,5% do volume financeiro movimentado nas vendas online durante a Black Friday. Tempos atrás, o Google já havia anunciado que passaria a priorizar lojas virtuais com bom desempenho em dispositivos móveis na rede de pesquisa.
Além das promoções aplicadas a produtos de maior valor agregado, o CEO da Ebit, Pedro Guasti, atribuiu o sucesso nas vendas desta edição da Black Friday também ao fato de a baixa nos preços ter sido real, nos diferentes segmentos.
A categoria com melhor desempenho foi a de eletrodomésticos, que representou 23% do faturamento total na data. Em seguida, aparecem os celulares, responsáveis por 21% da receita gerada e, logo após, os eletrônicos, com 17%.