O Google vem se tornando uma das principais plataformas de mídia voltadas a e-commerces e empresas interessadas em realizar negócios online. Prova disso é o lançamento de uma nova funcionalidade, anunciada pela gigante da internet em maio de 2017, cuja finalidade é mensurar o retorno de ações online e offline em dispositivos e canais diversos.
Por meio da ferramenta, que recebeu o nome de Google Attribution, será possível relacionar dados do Google Adwords, do Analytics e do DoubleClick Search, de forma a identificar precisamente a origem das conversões realizadas por cada cliente.
Dificuldades em rastrear conversões
Segundo o gerente de produtos do Google, Bill Kee, entre as dificuldades encontradas por profissionais de marketing está descobrir qual das diferentes interações possíveis do usuário com a empresa foi determinante para a conversão. Deve-se considerar, neste caso, que o consumidor pode entrar em contato com uma marca a partir de diferentes canais, como sites, aplicativos, pesquisa em buscadores, vídeos etc.
Diante disso, surge a dificuldade – que a ferramenta vem para superar – de mensurar a eficiência de anúncios visualizados por usuários a partir de um determinado dispositivo, quando estes mesmos consumidores realizam uma compra por meio de outro dispositivo diferente depois.
“Imagine, por exemplo, uma pessoa que acabou de comprar uma TV. Primeiro ela fez muita pesquisa no celular. Mais tarde, viu no tablet um anúncio de um modelo que gostou. Depois, procurou a TV escolhida no computador e finalmente comprou”, exemplificou o gerente de produtos do Google. Ele acredita que as ferramentas de atribuição que existem hoje apresentam dificuldades na configuração e não são capazes de localizar a jornada do cliente quando ele muda de dispositivo.
O Google Attribution, portanto, aparece para identificar que tipo de ações de marketing digital obtém os resultados esperados para uma empresa e quais esforços precisariam ser revistos, a fim de ajudar o anunciante a otimizar as suas campanhas e conseguir melhores retornos com os investimentos que realizar.
Funcionamento
Haverá duas versões da ferramenta: ‘Attribution’, gratuita, e ‘Attribution 360’, uma versão voltada para empresas e negócios maiores. Será possível integrar nesta funcionalidade contas do Google Analytics que já estejam associadas com outras contas do Adwords ou do DoubleClick. Desta forma, o Attribution receberá dados de conversões online e offline enviados para o Analytics.
A ferramenta permitirá uma análise de toda a jornada do cliente, até o ‘último clique’ que levou à conversão. Diante disso, o profissional de marketing poderá descobrir, por exemplo, se o consumidor realizar pesquisas, a principio, por termos que não apresentem relação direta com uma marca, mas acabar chegando até algum dos anúncios dela e, por fim, realizar uma conversão.
Esta informação teria grande serventia para que o anunciante descobrisse quais palavras-chave que não tenham relação direta com uma marca ou produto poderiam ser úteis para a conversão final do cliente.
Disponibilidade
O Google Attribution está ainda em versão beta e será disponibilizado para um número maior de anunciantes no decorrer dos próximos meses.