Você já sabe que as redes sociais são espaços em que as pessoas estão dispostas a consumir diferentes tipos de conteúdos e interagir com eles, certo? Portanto, não dá para negar que estes meios se tornaram mais do que propícios para aumentar a visibilidade de marcas e empresas e, consequentemente, potencializar conversões.

Por meio do Instagram, você pode efetivamente realizar mais vendas. Isso porque a plataforma é essencialmente visual e pode funcionar como a sua vitrine online, permitindo que você atraia o interesse das pessoas que seguem a sua página e também o das que não seguem, a partir dos anúncios.

De acordo com dados do próprio Instagram, visitantes que acessam sites de comércio eletrônico que conheceram por meio desta rede social permanecem nas páginas, em média, por 192 segundos. O tempo é maior que o de visitantes que vêm de outros canais, incluindo Facebook, Pinterest e Twitter, o que indica que o Instagram é a plataforma que mais gera engajamento de consumidores.

Além disso, 30% dos usuários da plataforma já realizaram compras a partir de produtos encontrados no Instagram. Contudo, para que as ações na rede social funcionem e atinjam o potencial consumidor que está navegando por lá, é necessário focar em conteúdos de consumo rápido e que ilustrem experiências proporcionadas por sua marca ou produto.

Engajamento

As pessoas que utilizam o Instagram estão acostumadas ao dinamismo desta rede social. Por isso, para que tenham poder de venda, as suas postagens devem apresentar fácil assimilação.

Quanto mais prático for para os seus potenciais clientes consumirem os conteúdos que você produz, mais provável é que eles realizem uma compra em sua loja virtual. Por isso, invista em vídeos curtos, legendas interessantes e de rápida leitura, fotos com boa qualidade e anúncios atraentes.

Outra característica interessante nesta plataforma é a possibilidade de mostrar ao usuário experiências propiciadas pelo seu produto ou serviço. Ou seja, você deve dizer ao consumidor como aquilo que está vendendo facilitará a vida dele.

Para isso, vale mostrar pessoas usando os seus produtos – o que dá uma sensação de maior proximidade ao cliente em comparação a ver peças expostas em um manequim. É imprescindível ainda conhecer o perfil de quem compra de sua marca ou empresa, para que você consiga agregar a suas campanhas elementos que gerem identificação com o usuário.

Desta maneira, é possível incorporar contextos e situações que envolvem o cotidiano deste consumidor que é seu público-alvo e aplicá-los às imagens, vídeos e anúncios que você produz, por exemplo.

Informação

Não deixe de apresentar informações mais detalhadas sobre o que está vendendo para tentar despertar a curiosidade do consumidor e encaminhá-lo à página de sua loja. Facilite a vida de quem está interessado em comprar de você, lembrando-se sempre que as pessoas buscam por praticidade.

Portanto, além de publicar boas fotos, indique também tamanhos, cores, preços, assim como links para a página de venda.

Instagram como e-commerce

Há empresas fora do Brasil que já conseguiram desenvolver ferramentas que permitem que os usuários comprem diretamente pelo Instagram, ou seja, a plataforma acaba funcionando como e-commerce.

Sendo assim, se já você utiliza a rede social para divulgar a sua marca ou empresa e impulsionar as suas vendas, as possibilidades de promover ainda mais o engajamento de seu público-alvo e gerar conversões serão ainda maiores. Então, fique alerta e continue investindo na experiência do usuário, que é quem pode ser cativado por seus conteúdos e se tornar seu cliente.