O reajuste nos valores de frete cobrados pelos Correios já foi colocado em prática, passando a valer a partir desta terça-feira (6/03). Apesar de o aumento médio nos preços ser de 8%, as novas tarifas podem ficar até 51% mais caras, dependendo do peso dos produtos que serão despachados, bem como da modalidade de envio escolhida e da origem e destino dos pacotes. Os envios para a cidade do Rio de Janeiro terão uma taxa extra de R$ 3, em virtude de roubos de carga e violência registrados neste município.
As mudanças, contudo, não são válidas para o Mercado Livre, que conseguiu uma liminar na última sexta-feira (2/03), impedindo a atualização nos valores para os varejistas do comércio eletrônico que utilizam o marketplace. Em nota, os Correios informaram que estão trabalhando para reverter a decisão.
A plataforma de vendas, por sua vez, iniciou até mesmo a campanha #FreteAbusivoNão, como uma forma de protesto ao reajuste. Lojistas como a Netshoes abraçaram o movimento e assumiram o compromisso de pressionar a estatal a fim de evitar os aumentos. Já o Procon-RJ reagiu à cobrança extra e entrou com uma ação para tentar remediá-la.
Entidades ligadas ao e-commerce, como a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a Associação Brasileira de Lojistas de E-commerce (Ablec), também se posicionaram contra o reajuste.
Outras soluções logísticas
O serviço dos Correios está entre os mais utilizados no e-commerce, dado que a estatal brasileira possui credibilidade e é capaz de fazer envios para todo o país, a partir das modalidades de entrega PAC e Sedex.
Contudo, a empresa também coloca alguns empecilhos às entregas que inviabilizam a escolha de suas soluções por parte de lojistas que trabalham com determinados tipos de produtos. Entre estes fatores limitantes estão a possibilidade de despachar apenas itens cujo peso não ultrapasse os 30 quilos – para entregas realizadas via PAC ou Sedex, em âmbito nacional – e a necessidade de se pagar um valor de seguro à parte quando se enviam produtos frágeis ou de alto valor agregado.
Para facilitar a sua operação logística e não frear o desenvolvimento de seu negócio, outras empresas estão surgindo e começando a competir diretamente com os Correios, tanto por seus custos mais baixos quanto por ‘descomplicarem’ o processo de entregas e torná-lo mais ágil.
Entre elas estão a Frete Rápido e a Mandaê, que já estão integradas à plataforma de e-commerce da eCShop. As duas empresas de solução logística têm parceria com as principais transportadoras do país e vêm se destacando cada vez mais entre as lojas virtuais brasileiras.
Realizando envios para todo o país, as duas soluções se responsabilizam por todo o processo de intermédio com as transportadoras, identificando aquelas que são mais adequadas para o envio das mercadorias que você comercializa, e permitem que suas entregas sejam feitas diretamente dos fornecedores para os consumidores. O valor de seguro fica incluído no custo pago pelos lojistas que contratam os serviços.
Com informações do eCommerce Brasil