O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para os varejistas em termos de faturamento e, neste ano, deve resultar em uma receita de R$ 17,05 bilhões para os setores de comércio e serviços. Neste cenário, o e-commerce será responsável por 29% das vendas de presentes, perdendo apenas para os shopping centers, que devem representar 36% das aquisições. Os dados são de uma pesquisa desenvolvida pela SPC Brasil com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Entre os produtos mais procurados em 2018, estão roupas (42%), perfumes (36%), calçados (23%) e cosméticos (21%). Em relação aos fatores que levam em consideração na hora da compra, os entrevistados para o estudo apontaram qualidade do presente (27%), perfil da presenteada (21%), desejo da presenteada (16%) e preço do presente (13%). Eles ainda revelaram que pretendem comprar artigos para a própria mãe (79%), esposas (23%) e sogras (19%).
Apesar de muitos consumidores estarem planejando ir às compras, a maior parte deles (36%) não deseja aumentar os gastos na comparação com o ano anterior, mantendo a quantia desembolsada em 2017. Por outro lado, 19% dos entrevistados disseram ter a intenção de gastar mais com os presentes, seja para adquirir itens de melhor qualidade, por estarem com uma renda melhor ou pela convicção de que os presentes ficaram mais caros. Já 18% afirmaram pretender recuar no valor. O ticket médio apontado pelo levantamento é de R$ 153.
Pesquisa de preço
Questionados sobre se realizarão pesquisa de preço antes de comprarem os presentes, a maioria dos entrevistados (80%) afirmou que sim, enquanto 14% disseram que não, porque comprarão nos estabelecimentos que já conhecem (6%), gostam de comprar algo que lhes agrada no momento (6%) ou não têm tempo (2%).
Entre as pessoas que pesquisam preços, a maioria (73%) utiliza sites na internet, enquanto 50% procuram os valores mais atrativos em lojas de shopping, 46% em lojas de rua e 28% a partir de aplicativos de ofertas.
A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com 767 consumidores em um primeiro momento, para identificar o percentual de pessoas interessadas em comprar presentes para o Dia das Mães. Depois, continuaram a responder o questionário 602 pessoas, que pretendiam adquirir produtos para presentear.
Informações: E-commerce Brasil