Todo mundo gosta de pagar menos na hora de fazer uma compra, certo? Portanto, diante dos inúmeros concorrentes que há por aí, estratégias como a utilização de cupons de desconto podem ser eficientes para atrair mais clientes para a sua loja virtual.

No Brasil, esses cupons apareceram em paralelo ao surgimento do próprio e-commerce, como um método para despertar a atenção dos consumidores para as lojas virtuais que os ofereciam. Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados antes de lançar ofertas deste tipo, dado que, embora tenham fácil implementação, elas podem ter um retorno diferente do esperado no longo prazo.

Antes de mais nada, fique atento à sua margem de lucro, ou seja, à diferença entre o valor que você desembolsa para que um produto seja colocado à venda (preço de compra ou confecção do produto, assim como gastos com estocagem, embalagem e entrega) e o quanto o cliente paga por ele (preço de venda acrescido do valor do frete).

Embora a margem de lucro possa variar de acordo com fatores como a competitividade do ramo em que você atua, os seus custos de operação e eventuais particularidades de seu produto; de modo geral, a variação apresentada em produtos vendidos online costuma ficar entre 20% e 50%. Sendo assim, é importante se certificar de que os cupons de desconto não deixem a sua margem de lucro muito baixa ou, pior, tragam prejuízo para seu negócio.

Uma dica é oferecer cupons que valham para produtos ou categorias específicos de sua loja virtual. Alguns lojistas têm o costume de disponibilizar uma opção de desconto válida para todo o website. Mas, é necessário levar em consideração que produtos que apresentam uma saída maior e vendem por si sós não precisam de cupons de descontos necessariamente. Por outro lado, oferecê-los para mercadorias que possuem uma saída menor pode se revelar uma boa estratégia.

Outra tática é criar um cupom que possa ser utilizado em todas as categorias da loja, mas com o oferecimento de descontos menores, enquanto os cupons para categorias ou produtos específicos disponibilizem descontos mais atraentes.

Cupons comemorativos

Não ofereça descontos apenas nas datas festivas que movimentam mais o varejo – como Dia das Mães e Natal -, invista também em datas ou períodos menos populares, como férias escolares, por exemplo. Dependendo de seu negócio, pense em dias que podem ser estratégicos para gerar uma demanda daquilo que você vende, como Dia do Trabalhador, Dia da Secretária ou Dia do Amigo.

Aproveite também o mês de aniversário de sua empresa para lançar ofertas especiais; é interessante ainda enviar um cupom de desconto por e-mail no dia em que o próprio cliente faz aniversário. Os descontos podem ser motivados também por outros acontecimentos importantes, como uma quantidade significativa de seguidores nas redes sociais de sua loja virtual.

Na hora de mandar um cupom promocional a partir de um e-mail marketing, tenha em mente que o conteúdo deve ser acompanhado por uma arte interessante, que faça o cliente parar o que está fazendo para saber do que a mensagem trata. É possível ainda criar banners para o seu website com o código promocional e divulgá-los na homepage de sua loja virtual. Desta forma, a oferta terá uma abrangência muito maior.

Desconto na primeira visita

Considere oferecer algum tipo de desconto quando um consumidor acessar a página de sua loja virtual pela primeira vez. Assim, você estimula o visitante a navegar em seu website e conhecer os produtos que você oferece. E há sempre a possibilidade de uma compra ser realizada já nesta primeira visita.

Falando em compras, algo que acontece muito é o abandono de carrinhos durante o processo de compra (no comércio eletrônico brasileiro, a taxa de abandono de carrinho chega a 83%, segundo levantamento do Ibope E-Commerce). Neste caso, é interessante enviar um e-mail para o cliente lembrando que ele não concluiu a transação e, ao mesmo tempo, oferecendo um desconto para a aquisição, caso seja realizada em um prazo determinado.

Outras possibilidades

Os influenciadores digitais se espalharam pelo universo online nos últimos tempos. Desta forma, realizar parcerias com estas personalidades pode ser um bom negócio. Como fazer isso? Os parceiros divulgam a sua marca ou os produtos que você oferece, e os clientes redirecionados a seu e-commerce por meio desta divulgação recebem descontos exclusivos. A prática permite que você chegue a nichos específicos de consumidores.

Uma última dica é a utilização de cupons em redes sociais, canais que podem ser muito úteis quando você realiza uma promoção. Neste caso, assim como em outros que foram apresentados, lembre-se que os cupons devem ter um prazo de duração pré-definido. Desta maneira, você consegue administrar melhor as campanhas que realiza e o retorno que apresentam.