O que mais escutamos em nosso dia a dia no atendimento da eCShop, são clientes que acabaram de montar seu primeiro e-commerce e tem dificuldades de conseguir vendas. Se você pensa que, montar uma loja virtual, é simplesmente subir uma loja na internet e não fazer mais nada que daqui a alguns dias você vai estar milionário, já aviso que, você está ERRADÍSSIMO!

O e-commerce assim como uma loja física deve ser planejado com muito cuidado, tempo dedicado, investimento realizado, para ele realmente comece a acontecer. Aí você deve estar pensando, OK Letícia, mas eu não tenho dinheiro, afinal eu acabei de começar um negócio do zero. Minha dica para você então é buscar uma forma mais barata de trazer tráfego para o seu site, afinal você é um no meio de milhões dentro da internet e nós precisamos fazer alguma coisa para que você tenha o seu diferencial e arrebente!

 

1º Dica

SEO baby, vamos com tudo na descrição do seu site, valorizar o produto pensar em todas as possibilidades de diferenciais e valor agregado que você pode falar para o seu cliente para encher os olhos dele e ele assim como você que está lendo este meu artigo pense MEU DEUS que incrível!

 

Brincadeiras a parte… o SEO vai ser a primeira ferramenta do seu site que é  “grátis” ou seja não envolve nenhum investimento financeiro no primeiro momento. O preenchimento correto das suas diretrizes faz com que os grandes buscadores identifiquem relevância no seu site e naturalmente te posicionem melhor. Boa, não é mesmo! Então aprenda sobre o seu produto, crie uma descrição fantástica, preencha as meta tags com todas as possibilidades que se encaixam no seu produto, mas também não exagera beleza? Assim como tudo na vida quando é demais faz mal, então não cometa esse erro e seja penalizado por ter demais.

 

2º Dica

Sua rede de amigos, se joga na propaganda pessoal, auto promova seu negócio dentro do seu ciclo de amizade, convide todo mundo para conhecer e para os mais íntimos dê um benefício, assim além de tudo você causa uma curiosidade e acaba por transformá-los em  clientes. Mas não seja chato heim, queremos que dê certo e não que seja um fiasco.

 

3º Dica

Inicie pequenos investimentos de mídia em Facebook e Instagram, hoje comparado ao Google Adwords essa ferramenta é mais barata e pode ajudar bastante no começo.

 

Impulsione postagens chave, uma ou outra de conteúdo para você ter um bom alcance e as outras com chamada para venda, promoção, diferencial. O Brasileiro gosta de preço, gosta de benefícios, então não me venha com aquele pensamento de mas o meu preço é o melhor e no final seu frete é mais caro que o do concorrente por que você decidiu cobrar um pouco a mais nele para não ficar tão ruim o faturamento. São decisões assim que você como lojista de sucesso que é não pode tomar.

 

Eu sei que o começo não é fácil, eu sei que na maioria das vezes, você começa sem saber como e depende da venda para fazer o seu negócio girar, se você puder comprar menos estoque no início e reservar um pouquinho de dinheiro que seja mínimo para isso vai conseguir resultados bem interessantes.

 

4º Dica

Faça do Google Analytics e das ferramentas que a sua loja oferecem de relatórios os seus melhores amigos, afinal elas que vão mostrar quantas pessoas vem, quantas saem onde ficam e quando saíram. Acompanhando essas informações você no inicio vai conseguir saber como estão sendo suas primeiras ações e ver onde está errando para corrigir, por que a vida é essa, não podemos acertar sempre 100% em tudo.

 

5º e última Dica

Crie um mailing, trabalhe com ele, faça um relacionamento com o seu cliente, deixa ele sempre lembrar de você, afinal você quer que ele sempre volte, na loja física os vendedores quando tratam muito bem os clientes, eles sempre voltam, embora não temos isso no virtual existem ferramentas baratas e de graça que façam essa parte de atendimento não faltam use-as sem medo!

 

Existem muitas outras coisas que podemos falar neste post para ajudar nesse assunto, mas não esqueça que o segredo das vendas está no tráfego se ninguém visita, ninguém compra e hoje a taxa de conversão do e-commerce é de quase 1% então quantas pessoas precisam entrar para você converter esse 1% que vale a pena?

Espero que tenha gostado e volte logo!

Head de atendimento na eCShop e-commerce, vem desenvolvendo estratégias de marketing tanto para os clientes quanto para a plataforma. Conectada e super criativa, encontra uma solução para qualquer problema que é apresentado.