Um levantamento realizado pelo SerasaConsumidor aponta que três em cada dez brasileiros pretendem comprar na Black Friday deste ano, que acontece no dia 24 de novembro. O estudo ouviu 4.301 consumidores em todo o país, entre os dias 17 e 24 de outubro, e concluiu também que 79% destas pessoas costumam pesquisar históricos de preços antes de fechar a compra de um produto.

Os eletrodomésticos são os itens mais desejados pelo público, apontados por 37% daqueles que pretendem fazer compras durante a Black Friday, seguidos por roupas, calçados e acessórios (21%); telefonia (18%); informática (14%); e viagens (6%). Outros produtos, como materiais de construção e brinquedos, somam 5%.

A pesquisa perguntou também quanto os consumidores pretendem gastar na data. Para 41% do público, a intenção é desembolsar acima de R$ 1.000. Enquanto isso, 28% das pessoas indicam gastos entre R$ 201 e R$ 999. Já os que pretendem investir entre R$ 101 e R$ 200 em compras totalizam 11%. Por fim, 12% das pessoas indicaram valores entre R$ 51 e R$ 100 e, apenas 5%, devem gastar até R$ 50.

E não para por aí. A ideia de 72% dos entrevistados que pretendem aproveitar a Black Friday é adquirir os produtos em loja física. Por sua vez, 27% disseram que comprarão pela internet e 1% não soube responder.

Os que compram pela internet tomam ainda o cuidado de verificar se o site da loja virtual é seguro antes de finalizar a aquisição. Desta forma, é necessário garantir que seu e-commerce tenha um certificado de segurança e ofereça uma boa experiência para o usuário em termos de navegabilidade. Conheça os benefícios de utilizar a plataforma de e-commerce da eCShop.

Importância para o comércio eletrônico

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas por varejistas do comércio eletrônico e, neste ano, deve movimentar R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet, segundo pesquisa do Google divulgada em agosto.

O aumento previsto para o faturamento fica entre 15% e 20% em relação ao ano passado, quando as vendas na data resultaram em R$ 1,9 bilhão. Os fatores mais considerados por consumidores na hora de comprar são preço (49%), confiança na loja (27%), confiança na marca (13%) e custo do frete (5%).