Sabemos que vender online é uma tarefa desafiadora para os varejistas que estão ingressando no comércio eletrônico. A empreitada demanda tempo e estratégia para organizar a operação do negócio e encontrar formas de lidar com a concorrência, além de buscar aquela visibilidade inicial que pode ser determinante para o progresso no e-commerce.

Diante disso, um recurso interessante para os empreendedores que estão começando a comercializar produtos online é anunciar seus artigos em plataformas de marketplace. Elas são indicadas para empresas que buscam intensificar sua presença online e fazer com que os consumidores comecem a ter contato com os produtos que oferecem.

Os lojistas que utilizam a eCShop têm a opção de conectar seu negócio aos principais marketplaces do país, por meio dos integradores Anymarket e SkyHub. A seguir, apresentamos 4 dicas para ampliar as vendas a partir destas soluções.

1. Preços competitivos

Claro que o preço, por si só, não é o único fator considerado pelos consumidores antes de fazerem uma compra. Mas, não dá para negar o quão essencial este aspecto é para a tomada de decisão do cliente.

Antes de avaliar pontos como frete e tempo de entrega, por exemplo, o comprador se atentará ao valor e à qualidade do item oferecido. Portanto, fique de olho nos preços praticados pela concorrência e procure realizar sua própria precificação de modo que possa se mostrar competitivo no mercado e, ao mesmo tempo, garantir uma lucratividade saudável para seu negócio.

2. Valor do frete

O custo do frete pode representar uma barreira para o fechamento de uma compra, sendo, inclusive, muitas vezes responsável pelas altas taxas de carrinhos abandonados no e-commerce. Por isso, atente-se aos serviços de logística disponíveis no mercado (a eCShop é parceira de diferentes soluções do tipo) e opte por aqueles que apresentem um custo-benefício interessante para sua empresa, possibilitando que você ofereça valores de frete interessantes para os clientes, sem deixar de prezar pelo cumprimento dos prazos de entrega.

3. Apresentação dos produtos

O marketplace é uma espécie de vitrine virtual, com grande diversidade de produtos e fornecedores. Neste sentido, mais um aspecto que você deve levar em conta para se destacar em meio à concorrência é a apresentação de seus produtos.

A dica é apostar em fotos de alta qualidade, que destaquem os detalhes dos itens anunciados, além de produzir boas descrições, que contenham informações técnicas, modo de uso etc. Lembre-se que os clientes que compram online pesquisam bastante antes de comprar e consideram diferentes pontos antes de tomarem uma decisão.

4. Avaliações de produtos

As plataformas de marketplace possibilitam que os compradores avaliem os produtos que adquiriram. Mas, atenção: para conseguir boas avaliações, você precisa não só oferecer artigos de qualidade, como também tornar a melhor possível toda a experiência do consumidor ao longo do processo de compra. Isso ajudará, inclusive, a trazer mais tráfego para sua própria loja virtual, que tem muito a ganhar com a visibilidade gerada no marketplace.