Após a decisão de dar fim à modalidade de entregas expressa e-Sedex, os Correios anunciaram novas mudanças. A partir de abril, a estatal realizará alterações nos contratos vigentes com varejistas que utilizam os seus serviços, estabelecendo categorizações para enquadrar as demandas destes lojistas.
A finalidade da medida, de acordo com a empresa, é criar um “modelo padronizado de relacionamento comercial”, para que os serviços oferecidos se adaptem às necessidades e ao tamanho das empresas. Ao portal E-commerce Brasil, os Correios afirmaram que todos os contratos foram revistos e que os clientes foram categorizados de acordo com as expectativas de consumo anual de cada um, com base na meta de receita gerencial.
De acordo com a estatal, um aviso prévio foi enviado recentemente aos clientes abordando a vigência do atual modelo de prestação de serviços de encomendas, suas tabelas de preços e códigos. A partir do dia 6 de abril, as novas medidas de relacionamento com os clientes passarão a funcionar, com novos preços para serviços de encomendas. Os clientes poderão, excepcionalmente, ser categorizados com base na identificação do potencial de seu negócio.
Apesar das mudanças, os Correios explicaram ao E-commerce Brasil que todos os serviços serão mantidos, eliminando a possibilidade de os varejistas ficarem sem um serviço contratado. Segundo a empresa, a nova política apresenta como vantagens as condições diferenciadas na prestação de serviços, de acordo com o perfil dos contratantes, além do oferecimento de consultoria em aspectos comerciais, operacionais e tecnológicos.
A estatal afirma que dará “resposta mais assertiva às demandas dos clientes finais”.