Não dá para criar uma loja virtual e esperar que os consumidores simplesmente cheguem até ela e comecem a comprar, não é mesmo? Para atrair e fidelizar mais clientes, é necessário desenvolver ações promocionais bem planejadas, além de segmentadas para os diferentes perfis de consumidores que se interessam pelos seus produtos ou serviços.
Neste processo, alguns fatores devem ser levados em consideração, como o objetivo de cada ação (gerar engajamento de usuários, aumentar vendas ou alavancar ticket médio das compras); a vantagem para o cliente (frete grátis, desconto etc.); e os resultados, imediatos ou não, trazidos para seu negócio.
A seguir, apresentamos 5 dicas de ações promocionais que você pode começar a planejar para impulsionar seu e-commerce.
1 – Frete grátis
Uma pesquisa da ComScore indicou que o frete grátis foi capaz de levar 63% dos consumidores a adicionarem mais produtos no carrinho antes de fecharem a compra. A estratégia, portanto, é muito eficiente em despertar o interesse das pessoas e fazer com que elas comprem mais em uma loja virtual.
Contudo, ao adotar tal medida, é importante avaliar se os custos logísticos não afetarão negativamente a margem de lucro da empresa. Antes de lançar uma oferta do tipo, considere seu impacto sobre os custos de operação e tenha em mente que ela não precisa, necessariamente, ser aplicada a todos os produtos da loja. Além disso, é possível que seja atrelada a um valor mínimo de compra.
2 – Cupom de desconto
Os cupons de desconto apareceram, no Brasil, em paralelo ao surgimento do próprio e-commerce, como um método para chamar a atenção dos consumidores para as lojas virtuais que os ofereciam.
Quando se trata deste tipo de oferta, mais uma vez, é necessário tomar cuidado com suas possíveis implicações sobre a margem de lucro da empresa, ou seja, a diferença entre o valor que você paga para que um produto seja colocado à venda (preço de compra ou confecção, bem como gastos com estocagem, embalagem, logística etc.) e o quanto o cliente paga por ele (preço de venda mais o valor do frete).
Pode ser uma boa ideia oferecer cupons que valham para produtos ou categorias específicos de sua loja virtual, de modo a ‘forçar’ a venda de artigos que apresentem menor saída.
3 – Pague 1 e leve 2
Se você tem um e-commerce que atua com produtos básicos e de baixo valor agregado, como itens de uso doméstico, uma possibilidade interessante é lançar promoções do tipo pague 1 e leve 2, em que o segundo produto é igual ao que foi adquirido primeiro pelo cliente.
4 – Descontos em datas especiais
Descontos em datas comemorativas também costumam fazer sucesso entre os consumidores, principalmente em se tratando de períodos que geram grande movimento para o comércio, como Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados. Há ainda a possibilidade de oferecer cupons de desconto ou algum outro tipo de vantagem personalizada em datas de aniversário de clientes.
5 – Sorteios em mídias sociais
Por último, mas longe de ser menos importante, a dica é a realização de sorteios em mídias sociais. Lançar ações exclusivas para os usuários que acompanham seus perfis nestas plataformas é uma maneira rápida de gerar um público interessado naquilo que você oferece. A ideia é que estes consumidores, inicialmente, conheçam mais sobre seus produtos e serviços para, então, tornarem-se clientes.