Ainda que a tecnologia avance mais a cada dia e o surgimento de novos canais de marketing digital seja constante, se existe algo que nunca muda é o impacto que a opinião de um cliente tem sobre outros consumidores potenciais de um determinado produto ou serviço. É possível que você já tenha pesquisado avaliações sobre uma loja virtual – seja no próprio site do e-commerce ou nas mídias sociais – antes de realizar uma compra. Esta ação nada mais é do que um efeito do marketing boca a boca.
Conhecido também como Word-of-Mouth Marketing (WOMM), ele acontece quando um cliente compartilha os pontos positivos de sua empresa e consegue impactar outros usuários. Para tanto, aqueles que compram em sua loja virtual devem ser estimulados a dividir a experiência que tiveram com os demais consumidores. A estratégia pode ser muito eficiente em termos de novas conversões no site, bem como menos custosa diante de outras campanhas de publicidade.
Apesar de se constituir em uma prática antiga, o marketing boca a boca funciona bastante para o e-commerce, na medida em que ajuda na construção de uma relação de confiança com o consumidor, já que, no processo de compra pela internet, as pessoas precisam se sentir seguras para inserir dados pessoais e financeiros em um espaço de vendas online. Diante disso, é imprescindível que os seus potenciais clientes sintam que estão comprando em uma loja virtual que represente segurança e apresente produtos de qualidade.
As opiniões de outros clientes contribuem significativamente na hora de conquistar a confiança do comprador, principalmente no mundo virtual, em que milhares de usuários têm acesso a estas avaliações, não apenas amigos e familiares, como acontece quando compramos algo de que gostamos e somos bem atendidos em uma loja física e, depois, comentamos sobre o local apenas com pessoas próximas.
Aplique a estratégia em sua loja virtual
Ao entrar no site ou nas mídias sociais de sua loja, é importante que os usuários tenham acesso às experiências que outras pessoas tiveram comprando de você. Sendo assim, habilite os campos de comentários e avaliações no site, assegurando que o cliente não precise percorrer um longo trajeto para deixar a mensagem opinativa. É possível incentivar de diferentes maneiras os compradores a opinarem após a realização de um aquisição, seja por meio de um convite por e-mail ou notificações quando este fizer login em seu site.
Também é uma possibilidade enviar um presente para um influenciador digital relacionado à sua marca e pedir que o mesmo comente sobre a loja em suas próprias mídias sociais. Qualquer que seja a sua estratégia, é importante ter em mente que a forma mais eficiente de fazer com que as pessoas falem positivamente sobre o seu negócio é oferecer uma experiência de compra positiva a todos os consumidores.