Se você deseja adquirir mais visibilidade na gigante de buscas pela internet – destacando a sua empresa nos resultados de pesquisas do Google ou no Google Maps – e se aproximar de seus clientes, precisa conhecer as possibilidades oferecidas pela ferramenta gratuita Google Meu Negócio.
O Google Meu Negócio é uma estratégia eficiente que pode ser adotada por aqueles que desejam aumentar a sua presença digital e, consequentemente, fazer o seu negócio alcançar mais pessoas. Lançada em 2014, a ferramenta ajuda os clientes a conseguirem informações mais precisas a respeito de sua empresa. Segundo o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.
A finalidade do serviço é fazer com que, ao buscarem informações a respeito de um negócio, os usuários encontrem a sua localização no Google Maps; dados de contato, como endereço, e-mail, site e telefone; horário de funcionamento; fotos; assim como notas e comentários de clientes. Se você possui uma loja de brinquedos, por exemplo, e um cliente que está nas proximidades pesquisa por “lojas de brinquedos” no buscador do Google, o Goole Meu Negócio ajudará a sua empresa a ser encontrada.
A ferramenta é útil para você que, além de uma loja virtual, possui um ponto físico de vendas. Lembre-se que aumentar o conhecimento sobre a sua loja física poderá gerar interesse por sua marca e, consequentemente, tornar a sua loja online mais conhecida também.
Vantagens do Google Meu Negócio
A partir do Google Meu Negócio, é possível não só fazer com que o seu produto ou serviço seja encontrado com mais facilidade, mas também interagir com os clientes e entender como eles estão tendo acesso à sua empresa.
No primeiro caso, você pode responder aos comentários publicados pelos clientes e postar fotos que mostrem o ambiente onde você trabalha e o que você faz. Se você tem um restaurante, por exemplo, apresentar o interior do espaço e alguns dos pratos oferecidos pode ser interessante para quem está nas redondezas e busca lugares próximos para almoçar.
Segundo o Google, as empresas que adicionam fotos às informações prestadas no Google Meu Negócio recebem 42% mais solicitações de rotas de carro pelo Google Maps, além de 35% mais cliques para acessar os seus websites, em relação às demais empresas.
Você ainda pode ter acesso a alguns dados sobre como os clientes pesquisaram a sua empresa e de onde foi realizada a pesquisa, além de saber quantas pessoas utilizaram o número de telefone exibido nos resultados apresentados pelo Google Meu Negócio para ligarem para a empresa.
Como criar uma conta na ferramenta
A seguir, apresentamos um passo a passo que irá ajudá-lo a cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio.
1. Para começar, acesse a página inicial da ferramenta e clique em “Comece Agora”.
2. Na próxima página, preencha o formulário que será exibido com nome da empresa, telefone, país, website, categoria de mercado, entre outras informações. Terminada a etapa, clique em “Continuar”.
3. A seguir, você deverá confirmar se as informações que forneceu estão corretas, selecionando a caixa que confirma que você está autorizado a gerenciar a empresa e aceita os termos de serviço. Clique, então, em “Continuar” novamente.
4. O Google solicitará o número de seu celular para enviar um SMS confirmando a criação da conta. Fornece o número e, na próxima página, digite o código enviado por SMS.
5. Pronto! Você será redirecionado à página recém-criada de sua empresa.
Depois de criar a conta, você receberá uma carta do Google para confirmação do endereço de sua empresa. Siga os passos apresentados na carta e confirme a sua localidade no Google Meu Negócio.
Terminado isso, será possível editar a página da empresa e adicionar fotos, indicar o horário de funcionamento, fazer uma descrição dos produtos ou serviços oferecidos no local, além de acrescentar outros dados que julgar relevantes.
Não perca tempo e aumente a sua presença digital de forma prática e gratuita com o Google Meu Negócio. Você não só será encontrado com maior facilidade, como também terá um meio de interagir diretamente com os seus clientes.