As vendas no e-commerce brasileiro apresentaram um aumento de 29% ao longo do mês de abril, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o relatório SpendingPulse, publicado pela Mastercard. Os números apontam uma continuidade no crescimento do setor de comércio eletrônico.

A alta nas vendas aconteceu principalmente nos segmentos de eletrônicos, hobbies e livrarias e móveis. Vestuário e artigos farmacêuticos, por outro lado, apresentaram números abaixo do esperado, apesar do crescimento. Para a empresa que coletou os dados, eles mostram que a situação econômica no país começa a melhorar.

Os dois feriados durante o mês de abril (Sexta-Feira Santa e Tiradentes) não afetaram de forma negativa as vendas do varejo, como acontece geralmente. As vendas gerais, emboram tenham continuado a cair, tiveram redução de apenas 0,2% em relação ao mesmo período de 2016.

Houve crescimento acima da média em setores como supermercados, vestuário e artigos de uso pessoal. As vendas de abril, portanto, apresentaram sinais de recuperação em comparação à queda de 1,4%, no primeiro trimestre de 2017, e de 4,6%, no último trimestre de 2016.

No entanto, para segmentos como o de restaurantes, a situação ainda está longe de ser ideal, diante da queda de 2,3%, em abril, e de 7,9%, no primeiro trimestre de 2017. Os números mostram que, apesar do crescimento na confiança do consumidor, o cenário econômico é ainda desafiador para o varejo.

Vendas por região

Em âmbito nacional, houve crescimento no varejo nas regiões Sul e Sudeste, na casa de 1,7% e 1,6%, respectivamente. O Nordeste, que vem em seguida, apresentou queda de 0,1%. Já no Centro-Oeste e no Norte, as quedas foram de 1,1% e 1,3%, respectivamente, valores estes que ficaram abaixo da média geral do mercado.

Apesar do índice expressivo de desemprego e da redução de salários no país, a Mastercard aponta uma possibilidade de melhora gradativa para o varejo nos próximos meses, na medida em que a confiança do consumidor for retomada.