Por meio internet e smartphones, muitos consumidores viram nesse ambiente uma forma de comprar com comodidade e rapidez. Assim, nasceu uma nova modalidade de comércio. Diversas empresas têm explorado o espaço digital.
E, mesmo para aqueles que ainda não possuem uma loja virtual, já sentem mudanças em seus consumidores que buscam atendimento de qualidade seja qual plataforma estiverem usando. Esse novo consumidor é chamado de consumidor omnichannel, por ser multicanal e explorar diversas maneiras de contato com as empresas, estando em uma loja física e virtual ao mesmo tempo.
Estes usuários querem tranquilidade e agilidade nos serviços, não querem apenas comprar o produto, querem informações claras com atendimento rápido e eficiente que os conquiste. Para alcançar esse novo público, precisa criar uma nova estratégia de atendimento.
Esteja presente na internet
Como o novo perfil está presente no ambiente digital é importante que você também esteja ativo na internet. Facebook, Twitter, Whatsapp, Skype, E-mail e Chat Online são alguns canais que os consumidores gostam de usar para entrar em contato. Por isso, deixe os perfis no seu site para que o consumidor possa procurar nesses meios. Através das mídias sociais você consegue resolver os problemas que possam surgir e sanar as dúvidas dos clientes.
Quanto mais rápido melhor
Um bom atendimento garante clientes fiéis a sua empresa. Não adianta nada estar presente em todos os meios, mas demora para responder. O consumidor omnichannel quer rapidez para suas dúvidas e/ou reclamações. Segundo a pesquisa ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) sobre o atendimento no e-c0mmerce apresentou oito a cada dez lojas virtuais brasileiras usam o chat online apenas em horário comercial. Não precisa ter um atendimento 24 horas ou 7 dias por semana, mas o ideal é responder rapidamente.
Solucione o problema
Com as mídias sociais você tem uma visão de como está a sua empresa perante os clientes, além de melhorar o relacionamento entre vocês, gerando credibilidade e confiança, é a chance que você tem para resolver o problema e fidelizar o cliente. Então, quando o cliente entrar em contato para fazer uma reclamação, converse e resolva o problema. As chances de ganhar clientes fiéis e duradouros serão grandes.