Um vendedor simpático ou um espaço charmoso podem convencer um passante a entrar em uma loja física e conhecer os produtos que o local oferece. Já em lojas virtuais estes produtos precisam ser apresentados de maneira adequada a fim de que despertem a atenção dos consumidores por si sós.
Os varejistas que desejam se destacar na internet precisam explorar todos os recursos possíveis para oferecer experiências satisfatórias aos clientes, seja na escolha de uma plataforma com boa navegabilidade e que não saia do ar quando o número de visitantes aumenta – como a plataforma da eCShop -, seja no investimento em um layout agradável para o website ou, como veremos a seguir, na apresentação dos produtos.
Imagens de boa qualidade
Antes de mais nada, para valorizar aquilo o que você está vendendo, invista em imagens de alta qualidade, que sejam bonitas e relevantes para o consumidor. Se você vende roupas, por exemplo, certifique-se de apresentar os principais detalhes das peças e não se esqueça de fotografá-las em ambientes interessantes, que as realce.
Utilize, portanto, fotografias com boa resolução e iluminação. Caso não saiba como produzi-las, considere contratar os serviços de um profissional de fotografia para ajudá-lo neste processo.
Outro ponto importante é a escolha dos produtos que ficarão em destaque em sua loja online. Para tomar esta decisão, é necessário pensar em fatores como: que produtos são mais buscados e vendidos, quais os artigos mais diferenciados oferecidos e se há itens que apresentam baixa taxa de conversão e precisariam de maior destaque para chegar aos clientes.
Palavras-chave
Mais uma questão importante é a definição de um nome para o produto. Na hora de nomear os artigos que colocará à venda, seja objetivo e utilize palavras-chave relacionadas àquilo que está sendo vendido. O objetivo é fazer com que o cliente encontre de forma prática o que procura não apenas quando navega em seu site, mas também consiga ter acesso a seus produtos quando faz uma busca no Google, por exemplo.
Falando em palavras-chave, não deixe também de categorizar os produtos oferecidos em sua loja virtual, sempre levando em consideração os termos mais relevantes para seu negócio. No caso de uma loja de roupas, podem ser criadas categorias como camisas, calças, vestidos etc.
Quando falamos em apresentação de produtos outro ponto determinante é a descrição. Na hora de descrever um item, seja direto e busque esclarecer todas as eventuais dúvidas que poderiam surgir por parte do cliente interessado em comprá-lo. Mais uma vez, é necessário utilizar palavras-chave e listar as características mais relevantes do produto. Crie um conteúdo descritivo persuasivo. Vídeos podem ser utilizados para otimizar a descrição, apresentando detalhes e curiosidades a respeito o produto. Lojas que vendem itens de moda podem até mesmo fazer vídeos com tutoriais sobre como combinar diferentes peças.
Avaliação e layout
Pode ser interessante também deixar que os clientes avaliem os produtos comprados em seu e-commerce, para que outros consumidores sintam-se mais confiantes na hora de adquirir um artigo, em relação a fatores como qualidade ou prazo de entrega, por exemplo.
Finalmente, deixe o layout de sua loja virtual sempre harmonioso, destacando banners promocionais, botões de compra e informações importantes para o consumidor. Atente-se a cores, cabeçalhos, espaços e formas.