Promoções são capazes de agradar a gregos e troianos e estimular o aumento de vendas em um negócio, ajudando-o a crescer. Contudo, antes de sair por aí oferecendo descontos ou lançando ofertas que façam brilhar os olhos de qualquer cliente, é preciso se preparar para realizar abordagens assertivas e que não prejudiquem a lucratividade de sua empresa. Anote as nossas dicas e comece o planejamento!
Defina o objetivo da ação promocional
Estabeleça o que almeja com uma campanha antes de dar início às atividades; desta forma, você conseguirá mensurar resultados com eficiência. Deseja atrair mais clientes para seu e-commerce? Então, planeje ofertas e descontos voltados ao público em geral, com vistas a resultados mais imediatos.
Fidelizar clientes é o objetivo? Neste caso, é mais interessante conceder condições exclusivas, brindes ou prêmios especiais para um grupo específico em seu público-alvo. Avalie, depois de um período, se os consumidores desejados continuaram comprando em sua loja virtual após a ação. Para isso, é possível utilizar indicadores como a taxa de recompensa.
Já para aumentar a base de cadastros de potenciais compradores no site, você pode enviar cupons e condicionar descontos ao preenchimento de informações em uma landing page, por exemplo. Ainda é praticável coletar informações a partir de questionários.
Prazo de duração
Suas campanhas promocionais devem ter um prazo de duração determinado, para que seja possível realizar um controle de resultados mais preciso e até tornar as ofertas mais irresistíveis para os consumidores, o que se traduz em um maior número de vendas mais imediatamente.
Datas comemorativas
Em geral, as datas comemorativas costumam gerar um ‘boom’ no número de vendas do e-commerce. Exemplos não faltam, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados. Há ainda datas que se tornaram populares mais recentemente e vem trazendo ótimas oportunidades de negócios, como a Black Friday, marcada por uma série de promoções no varejo. Em 2017, três em cada dez brasileiros pretendiam fazer compras no período.
Por isso, explore ao máximo estas datas e capriche nas ações promocionais. Fique atento também ao nicho em que atua, já que dá para oferecer condições especiais ainda em dias comemorativos voltados a nichos específicos, como o Dia do Leitor e o Dia do Orgulho Nerd.
Divulgação
Por fim, não deixe de aplicar suas estratégias de marketing digital nos meios mais frequentados por seu público-alvo, sejam estes blogs, mídias sociais ou e-mails marketing. Também é interessante investir em anúncios pagos, conhecidos como links patrocinados, para que suas ações tenham o maior alcance possível.