A greve organizada por caminhoneiros em todo o país chegou a seu oitavo dia nesta segunda-feira (28/05) e vem atingindo o comércio eletrônico brasileiro. A empresa de pesquisa de mercado Ebit, inclusive, reduziu a previsão para o crescimento do setor em maio, alegando que a paralisação gera incerteza para o comprador em relação à entrega dos produtos.

É preciso, portanto, reforçar que sua loja virtual está comprometida a oferecer aos consumidores a melhor experiência de compras possível diante das atuais circunstâncias. Confira as nossas dicas para que suas vendas online não caíam durante o período de greve!

Condições especiais

Para estimular os consumidores a não desistirem de comprar em sua loja virtual, motivados por receios em relação aos prazos de entrega, ofereça descontos em produtos que estão com menor taxa de saída ou cuja margem de lucro permita que sejam comercializados por um preço mais atrativo aos clientes. Desta forma, o site de sua loja virtual continuará movimentado e as pessoas se sentirão mais estimuladas a realizarem aquisições online, ainda que demorem um pouco mais para receber os produtos. Outra opção interessante é disponibilizar o frete grátis, desde que não prejudique o faturamento do negócio.

Prazo de entrega estendido

Indique prazos de entrega mais longos temporariamente, para evitar reclamações. A atualização é importante porque o usuário pode realizar uma compra com a expectativa, ou até necessidade, de recebê-la em um prazo menor do que é possível. Você pode, até mesmo, colocar um banner ou pop-up na loja explicando que os pedidos realizados neste período podem demorar mais para serem entregues.

Formas de entrega alternativas

Busque alternativas ao envio realizado pelos Correios ou transportadoras. Esta pode ser uma solução para enviar os pedidos cujos endereços de entrega estiverem localizados mais perto de seu ponto de operação. Motoboys, motoristas particulares e até mesmo serviços que realizam entrega por bicicletas podem ser boas opções.

 

 

 

Atendimento eficiente

Em um momento como este, nada de deixar o atendimento em segundo plano! Seja claro e paciente ao prestar esclarecimentos aos clientes sobre o motivo para a demora nas entregas. Disponibilize mais de um canal de contato, como telefone, e-mail e troca de mensagens, a partir de ferramentas como WhatsApp e Facebook Messenger. Este tipo de contato é determinante em situações atípicas como a que passamos.

Lembre-se de ser simpático (a) e se colocar no lugar do comprador, que certamente se lembrará da experiência positiva quanto ao atendimento recebido em sua loja virtual quando considerar voltar a comprar produtos como os que você oferece.