Apesar de comprar pela internet estar se tornando um hábito comum no Brasil, país cujo mercado de e-commerce deve faturar R$ 59,9 bilhões neste ano, segundo dados da ABComm, muitos consumidores ainda ficam receosos em adquirir produtos online. Diante disso, precisam não só se certificar de que estão realizando uma transação segura antes de fazê-lo, mas também de que receberão produtos de boa qualidade.

Disponibilizar em sua loja virtual um espaço para que os clientes realizem avaliações de produtos pode ser muito útil para satisfazer estes dois aspectos, além de ajudar a gerar o engajamento dos consumidores, algo imprescindível nos tempos de internet.

As avaliações também auxiliam o lojista a conhecer melhor o seu público-alvo e, desta forma, desenvolver novas estratégias para envolvê-lo.

Confiança para o consumidor

Uma das principais vantagens da avaliação de produtos é gerar confiança para o consumidor. Antes de realizar uma compra, costumamos pesquisar sobre o produto que será adquirido e, durante o processo, procurar pela opinião de quem já comprou-o anteriormente. Cerca de 75% dos consumidores se sentem motivados pela experiência de outros clientes.

Coloque-se no lugar do comprador e tenha em mente que, diferente de como acontece em lojas físicas, quando uma aquisição é realizada via internet, não conseguimos conhecer ou testar o produto com antecedência. Diante disso, as reviews feitas sobre o item em questão se tornam valiosíssimas. Elas ajudam a aumentar a credibilidade de uma loja virtual.

Além de realizadas na própria página do e-commerce, as avaliações podem ser feitas também nas mídias sociais e contemplar todo o processo de compra, incluindo atendimento e respeito a prazos de entrega. Mais uma vantagem que apresentam é a geração de conteúdo relevante para os buscadores da web, como o Google, melhorando o posicionamento das lojas nestes mecanismos de buscas.

Sendo assim, após realizar uma venda, não perca a oportunidade de entrar em contato com o consumidor e solicitar que ele realize uma avaliação sobre a experiência que teve com o seu negócio.