Para quem atua com varejo online, entender o comportamento do consumidor durante o processo de compra é fundamental para traçar estratégias de marketing com vistas a melhorar índices de conversões.

Entre as informações utilizadas para traçar perfis de consumidores está o tempo levado para a conclusão de uma compra, ou seja, quanto tempo – minutos, horas ou dias – são gastos até que o consumidor finalize um processo de transação.

A vitrine virtual UmSóLugar desenvolveu uma pesquisa mostrando que o tempo para a aquisição de um produto via internet pode ser diferente em cada parte do mundo. O estudo envolveu 12 países europeus: República Checa, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Suécia e Eslováquia.

Diferenças de comportamento

Os consumidores apresentaram comportamentos variáveis nos países analisados. Por exemplo, enquanto na maioria deles os internautas demoram cerca de uma hora para comprar roupas; na França, eles levam ao menos quatro horas – o tempo mais longo nesta categoria de compra.

Por outro lado, na Eslováquia, este tipo de aquisição é realizado em menos de 20 minutos, considerando o momento entre o primeiro clique e o fechamento do pedido. O país é considerado o mais rápido quando se trata de consumo fashion.

Falando nisso, outra categoria estudada foi a compra online de sapatos. A média na Europa é de 68 minutos para a finalização da aquisição. Contudo, mais uma vez a França se destaca como o país em que os consumidores levam mais tempo para concluir a transação: novamente quatro horas. Enquanto isso, os usuários noruegueses gastam apenas 10 minutos neste tipo de compra.

Em geral, quando o assunto é moda e decoração, a maior parte dos internautas finaliza o pedido dentro de uma hora, exceto na Itália e na França.

Consumidores brasileiros

O UmSóLugar resolveu traçar um paralelo da pesquisa com a realidade do perfil do consumidor brasileiro que adquire produtos online, e o resultado foi curioso. O tempo que gastamos para a compra de um kit de maquiagem, por exemplo, pode ser dez vezes maior do que o que levamos para escolher um sofá.

Comparado ao internauta europeu, o brasileiro costuma levar mais tempo para tomar a decisão final e concluir uma compra em todas as principais categorias básicas. Enquanto na Alemanha o tempo médio investido para aquisições via internet é de cerca de cinco horas, gastamos aproximadamente dez horas até a finalização de um pedido em terras tupiniquins.

Na hora de escolher mobílias, o consumidor brasileiro leva até três horas e meia para comprar o sofá, mas 90 minutos para tomar uma decisão sobre a mesa. Os produtos que demandam menos tempo na tomada de decisões, contudo, são as cadeiras. Estes itens são escolhidos em apenas 12 minutos.

Voltando às roupas, os brasileiros que se renderam ao comércio eletrônico precisam de duas horas e meia para adquirir uma peça de vestuário. Enquanto isso, para comprar um par de tênis, apenas 55 minutos são necessários até o fechamento do pedido. Mas, por outro lado, quando chega a hora de escolher uma bolsa, o consumidor brasileiro pode demorar até dez horas para se decidir.

O tempo é maior, por fim, quando o assunto é beleza. Para comprar um perfume, o tempo levado até que a decisão seja tomada pode chegar a um dia, 11 horas e 52 minutos. Já quando se trata do consumo de maquiagens, o tempo surpreende ainda mais: três dias, 12 horas e 14 minutos. Definitivamente, o brasileiro investe mais tempo em pesquisa antes de comprar artigos de beleza.

Com informações do E-commerce Brasil

 

 

Para quem atua com varejo online, entender o comportamento do consumidor durante o processo de compra é fundamental para traçar estratégias de marketing com vistas a melhorar o índice de conversões.Entre as informações utilizadas para traçar perfis de consumidores está o tempo levado para a conclusão de uma compra, ou seja, quanto tempo – minutos, horas ou dias – são gastos até que o consumidor finalize um processo de transação.A vitrine virtual UmSóLugar desenvolveu uma pesquisa mostrando que o tempo para a aquisição de um produto online pode ser diferente em cada parte do mundo. O estudo envolveu 12 países europeus: República Checa, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Suécia e Eslováquia.Diferenças de comportamentoOs consumidores apresentaram comportamentos variáveis nos países analisado. Por exemplo, enquanto na maioria deles os consumidores demoram cerca de uma hora para comprar roupas; na França, eles levam ao menos quatro horas – o tempo mais longo nesta categoria de compra.Por outro lado, na Eslováquia, este tipo de aquisição é realizado em menos de 20 minutos, considerando o momento entre o primeiro clique e o fechamento do pedido. O país é considerado o mais rápido quando se trata de consumo de moda.Falando em moda, outra categoria estudada foi a compra online de sapatos. A média na Europa é de 68 minutos para a finalização da aquisição. Contudo, mais uma vez a França se destaca como o país em que os consumidores levam mais tempo para concluir a transação: novamente quatro horas. Enquanto isso, os usuários noruegueses gastam apenas 10 minutos neste tipo de compra.Já quando o assunto é moda e decoração, a maior parte dos internautas finaliza o pedido dentro de uma hora, exceto na Itália e na França.Consumidores brasileirosO UmSóLugar resolveu traçar um paralelo da pesquisa com a realidade do perfil do consumidor brasileiro que adquire produtos online, e o resultado foi curioso. O tempo que gastamos para a compra de um kit de maquiagem, por exemplo, pode ser dez vezes maior do que o que levamos para escolher um sofá.Comparado ao internauta europeu, o brasileiro costuma levar mais tempo para tomar a decisão final e concluir uma compra em todas as principais categorias básicas. Enquanto na Alemanha o tempo média investido para aquisições via internet é de cerca de cinco horas, gastamos aproximadamente dez horas até a finalização de um pedido em terras tupiniquins.Na hora de escolher mobílias, o consumidor brasileiro leva até três horas e meia para comprar o sofá, mas 90 minutos para tomar uma decisão sobre a mesa. Os produtos que demandam menos tempo na tomada de decisões, contudo, são as cadeiras. Estes itens são escolhidos em apenas 12 minutos.Voltando às roupas, os brasileiros que se renderam ao comércio eletrônico precisam de duas horas e meia para adquirir uma peça de vestuário. Enquanto isso, para comprar um par de tênis, apenas 55 minutos são necessários até o fechamento do pedido. Mas, por outro lado, quando chega a hora de escolher uma bolsa, o consumidor brasileiro pode demorar até dez horas para se decidir.O tempo é maior, por fim, quando o assunto é beleza. Para comprar um perfume, o tempo levado até que a decisão seja tomada pode chegar a um dia, 11 horas e 52 minutos. Já quando se trata do consumo de maquiagens, o tempo surpreende ainda mais: três dias, 12 horas e 14 minutos. Definitivamente, o brasileiro investe mais tempo em pesquisa antes de comprar artigos de beleza.