Os consumidores brasileiros apresentam a mais alta satisfação com a experiência no e-commerce (88%) quando comparados a compradores de outras regiões, como Estados Unidos (85%), Europa (81%), Canadá (77%) e Ásia (57%). A constatação é do estudo “UPS Pulse of the Online Shopper”, realizado pela UPS, empresa global de logística.

No Brasil, comprar pela internet agrada mais ao consumidor do que se deslocar até lojas físicas. Os brasileiros pesquisam e adquirem os produtos online 40% das vezes. Contudo, uma porcentagem maior de suas aquisições (47%) é feita a partir de métodos de compra multicanal, quando os comparamos a consumidores dos Estados Unidos, Europa e Canadá.

O relatório da UPS avalia hábitos de consumo desde a pré-compra à pós-entrega, em seis regiões diferentes no mundo. Para sua produção, foram entrevistadas mais de 18 mil pessoas, que realizaram pelo menos duas compras pela internet no mesmo trimestre.

Produtos estrangeiros

Os brasileiros apresentam uma grande demanda por produtos estrangeiros, uma vez que 81% dos consumidores confirmaram ter feito uma aquisição online internacional. O país preferido é a China (63%), escolhido principalmente por conta dos preços mais baixos.

Entrega

Segundo o estudo, os compradores do Brasil preferem ter uma porcentagem significativamente maior de seus pedidos entregue em um local alternativo, preferência que aumentou de 26%, em 2015, para 55%, em 2018.

O envio para uma loja física é bastante demandado pelos brasileiros, sendo que 44% dos entrevistados afirmaram ter usado este método ao menos uma vez durante o ano passado, ao passo que 67% deles disseram planejar utilizá-lo com mais frequência no próximo ano.

Um dado interessante é que 58% daqueles que coletaram os pedidos fisicamente fizeram compras adicionais no momento da retirada. Esta informação demonstra a importância de os varejistas fornecerem uma excelente experiência de compra tanto online quanto nos pontos físicos de vendas.

Um longo período de espera pelo pedido para compras entregues em casa, aliás, é o que fez com que 68% dos compradores virtuais no Brasil abandonassem um carrinho de compras. E, entre os brasileiros que utilizaram a entrega no mesmo dia, 42% afirmaram que fazem compras na internet com mais frequência devido a este tipo de disponibilidade na entrega.

Dispositivos móveis

O uso de celulares e tablets é uma grande tendência entre os consumidores que adquirem produtos online no Brasil, uma vez que, entre eles, 90% dos entrevistados pela UPS disseram comprar pela internet por meio de smartphones. Esta é a segunda maior porcentagem na região, atrás do México (92%) e superior a de compradores do Canadá (81%) e dos Estados Unidos (79%).

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