A técnica de análise SWOT é creditada a Albert Humphrey, líder de pesquisas na Universidade de Stanford nas décadas de 60 e 70, quando cunhou o termo SWOT, sigla que inglês significa: Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

O objetivo dessa técnica é analisar a interação da sua empresa internamente e externamente diagnosticando os principais pontos que devem melhorar, ajudando a avaliar as chances de crescimento, aumentando assim as oportunidades, além de ajudar no fortalecimento dos pontos positivos.

Claro que para isso, a empresa deve reconhecer as forças e fraquezas da marca, avaliando as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Mas, como fazer para termos ter essas informações ?

  • Forças – Qual é o diferencial da sua empresa em relação aos concorrentes? Em qual atividade a empresa se destaca
  • Oportunidades – O que a minha marca pode oferecer para o público? O que ainda não foi feito?  Qual fator chave para o desenvolvimento da marca que seja acessível no mercado?
  • Fraquezas – Quais recursos faltam para minha empresa? Quais atividades a minha empresa que menos se destaca?
  • Ameaças – O que ambiente externo pode prejudicar a minha empresa? Quais fatores influenciam na minha produção?

Com essa análise, você poderá tem um diagnóstico preciso da situação do seu negócio, mas será natural se nas primeiras vezes você encontrar dificuldade na hora de implementar o modelo de análise, sugerimos que você peça ajuda para as pessoas que trabalham com você, assim eles te darão uma outra perspectiva de sua empresa ou marca que talvez no momento você não tenha considerado.

Pode parecer simples, mas com esse método você será mais preciso na distribuição dos esforços no dia a dia do negócio, além de ajudar a entender sua empresa como um todo.

Impacto da análise SWOT para seu eCommerce:

  • Identificar os itens mais importantes na gestão da organização, descobrindo as prioridades de atuação da empresa.
  • Ter em mãos um balanço da situação interna e externa ao ambiente da empresa.
  • Desenvolver estratégias específicas: ajudando a entender os problemas e riscos envolvidos.
  • Definir uma previsão das vendas mais de acordo com as condições do seu mercado e com a capacidade da empresa em geral.
  • Internamente visa padronizar e integrar os processos, eliminando redundâncias e focando de forma mais positiva nas atividades principais.
  • No ambiente externo, vai orientar e ajudar a ter maior confiança em relação aos dados recebidos, criando condições para tomar decisões com maior agilidade e menor índice de erros.