Se você consegue proporcionar uma experiência de compra satisfatória, consumidores que já são seus clientes apresentam uma pré-disposição maior para voltar a comprar em sua loja virtual se comparados àqueles para quem você ainda não vendeu, certo? Há, contudo, maneiras de incentivar ainda mais os clientes a voltarem a adquirir os produtos ou serviços oferecidos em seu e-commerce. Tratam-se dos programas de fidelidade.

Um programa de fidelidade pode funcionar como uma isca, tanto para atrair novos clientes à sua loja quanto para despertar novamente a atenção dos que já realizaram conversões em seu website. A estratégia, contudo, não será eficiente caso o seu negócio não esteja hospedado em uma plataforma satisfatória (como a eCShop), os produtos ou serviços oferecidos não forem relevantes para o público-alvo que você pretende atingir ou fatores como preço, atendimento e prazo de entrega estiverem deixando a desejar. Portanto, fique atento a estes pontos.

Voltemos ao programa de fidelidade. Se você avaliou os fatores acima e se certificou de que está tudo certo com o seu e-commerce, chegou o momento de criar e colocar em funcionamento o programa de fidelidade de sua loja virtual.

Criando um programa de fidelidade

Para criar um programa de fidelidade, é necessário avaliar como os clientes serão recompensados e de que maneira será feito o controle dos pontos acumulados e das recompensas. Estas podem ser disponibilizadas em forma de prêmios ou de descontos especiais.

Sendo assim, o comprador adquire um determinado número de pontos para cada aquisição que realiza na loja. Quando consegue acumular um número mínimo de pontos, por conta das compras feitas sucessivamente, pode trocá-los pela recompensa. Se forem prêmios ao invés de desconto, eles podem ser tanto artigos comercializados em sua loja – que o cliente pode escolher por meio de vale-compras – quanto produtos ou serviços de parceiros.

A finalidade, claro, é motivar os consumidores a comprarem não apenas uma, mas muitas vezes em seu e-commerce. Desta forma, os prêmios oferecidos devem ser atraentes; do contrário, não estimularão novas conversões. Você pode, por exemplo, disponibilizar como prêmio um produto que tenha numerosamente em estoque. Assim, ainda confere visibilidade maior a tal mercadoria.

Para controlar os pontos de cada cliente, é possível deixar o número registrado na conta do comprador dentro de sua loja virtual. Outra possibilidade é a criação de um site exclusivo para o programa de fidelidade, que torne possível que os usuários realizem um cadastro e, então, comecem a comprar em seu e-commerce.

Você pode ainda buscar por uma empresa que desenvolva ferramentas para o controle de programas de fidelidade, caso o número de clientes que possua seja grande e as recompensas oferecidas, diversas.

Determinando valores de pontuação

Para que seu cliente resgate uma determinada recompensa, ele deve atingir um número mínimo de pontos. Mas como determinar que valor será este?

Em geral, produtos mais caros devem gerar mais pontos para o comprador do que os mais baratos. É importante determinar também quanto vale um ponto no sistema que você criou, caso opte por oferecer a recompensa em forma de cupons de desconto. Por exemplo, se o cliente ganha 50 pontos na compra de um produto de R$ 200, e você estipula que cada ponto equivale a R$ 0,30 centavos, o retorno ao cliente para uma compra neste valor é de R$ 15.

Neste caso, a cada vez que o cliente gastar R$ 200 em seu e-commerce, ele terá uma recompensa de R$ 15 para futuras compras. Vale deixar claro que é preciso analisar de forma criteriosa o valor de desconto para cada ponto, de modo que seja definido um equilíbrio entre a viabilidade do programa para seu negócio e a atratividade para os clientes.

Finalmente, esteja sempre atento aos resultados colhidos a partir do programa de fidelidade que você criou, para ter certeza de que são satisfatórios ou conferir se necessitam de uma reavaliação.