A perspectiva de faturamento para o e-commerce brasileiro em 2017 não deixa dúvidas de que o comércio eletrônico já fisgou os consumidores no país. Após movimentar o total de R$ 53,4 bilhões durante o ano passado – o que representa um crescimento de 11% em relação a 2015 -, a estimativa é de que o setor alcance R$ 59,9 bilhões neste ano, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Apesar de a boa notícia encabeçar as vantagens de se investir no mercado do e-commerce, é necessário considerar também a grande concorrência neste setor, que requer cada vez mais que os lojistas tenham um diferencial competitivo. Neste sentido, uma estratégia que pode fechar com chave de ouro a experiência de compra do cliente e aumentar as chances de que ele volte a adquirir produtos em uma loja virtual é o investimento em embalagens personalizadas.
Mais do que proteger o produto e assegurar sua integridade no momento em que o comprador o recebe, as embalagens podem reforçar a identidade visual da marca, além de superar expectativas e surpreender o consumidor, colaborando para a construção de uma relação de confiança com o local onde o artigo foi comprado.
Cause uma boa impressão
Quando recebe um produto adquirido online, a primeira interação que o cliente tem com a marca é o processo de desempacotamento, ou seja, o ato de ver e abrir a caixa na qual o artigo foi entregue.
Naturalmente, garantir que o item chegue a seu destino intacto deve ser prioridade e, para isso, vale utilizar almofadas de ar, caixa de papelão, papel fragmentado, papel pardo, placas de isopor ou plástico bolha, por exemplo, de acordo com as especificidades do produto.
Para criar um diferencial competitivo, contudo é necessário fazer mais do que isso. Uma encomenda que esteja não só bem empacotada, mas que também apresente uma embalagem personalizada – destacando, claro, o logo da marca – pode agregar valor ao produto.
Tomando como exemplo um e-commerce de roupas, enviar uma peça protegida por um belo papel customizado ou uma sacolinha de organza e, além disso, encaminhar junto ao produto algumas amostras de tecidos para apresentar as diferentes estampas oferecidas por sua loja pode elevar a experiência de compra do consumidor a outro patamar.
Falando em enviar amostras, uma boa estratégia é incluir na embalagem algo que possa deixar o consumidor ainda mais satisfeito por ter adquirido um produto em sua loja online, como uma pequena carta de agradecimento ou cupons de desconto. Mostre o quanto seu negócio valoriza e se preocupa com os clientes.
Dependendo do ramo em que você atua, é interessante também explorar outros sentidos além do da visão. Pode-se aplicar algum tipo de essência no produto, por exemplo, ou utilizar na embalagem materiais que tenham uma tatilidade diferente e sejam agradáveis ao toque.
Diminuindo gastos
Para oferecer embalagens personalizas sem gastar demasiado tempo ou dinheiro, uma alternativa interessante é terceirizar este serviço.
A prática pode trazer economia para seu negócio, dado que uma empresa especializada em empacotamento possui conhecimento sobre os fornecedores da área e consegue valores mais atrativos na compra de caixas e itens de proteção do que uma única loja online.
Portanto, fique atento e ofereça uma experiência de compra ainda melhor para seus clientes.