Um levantamento encomendado pela Braspag, empresa do grupo Cielo, apontou que, das 1,6 bilhão de visitas realizadas em um mês aos sites de compras brasileiros, apenas 25,9 milhões (1,6% do total) foram convertidas em pedidos concluídos, faltando ainda a etapa de pagamento.

Realizado a partir da plataforma de digital analytics da Netquest, o estudo “Cenário do E-Commerce no Brasil” teve como base dados de março de 2017, que apontam que o comércio eletrônico brasileiro segue a lógica do funil de vendas. Leia este post da eCShop e entenda o funcionamento do funil.

As lojas virtuais foram divididas, ao longo do estudo, em duas categorias: travel e shopping. A primeira – que engloba vendas de pacotes turísticos, passagens e hospedagens – apresentou melhor desempenho em conversões do que a segunda – que envolve e-commerces nacionais e internacionais de moda, eletrônicos, farmácia, brinquedos, decoração, artigos esportivos, tickes, pets, entre outros.

Segundo o estudo, apesar de 7% dos usuários terem montado carrinhos de compras com produtos que tinham a intenção de comprar, o número real de transações realizadas foi de 2,1% do total de visitas, na categoria Travel, e 1,5%, na categoria Shopping. Enquanto as maiores taxas de conversão foram identificadas nos segmentos tickets, farmácia e telecom, as menores apareceram em vendas online, cupons e brinquedos.

O tempo médio dos usuários na internet, de acordo com o estudo, é de 60 horas e 35 minutos mensais. Levando em consideração computadores e dispositivos móveis, os usuários demoram, em média, uma hora e 23 minutos na categoria shopping e 19 minutos e 20 segundos na categoria travel por mês.

O estudo revelou, contudo, que fraudes no comércio eletrônico geram um impacto negativo sobre os resultados finais das vendas. Portanto, as soluções antifraude seriam uma ferramenta para garantir segurança e minimizar as perdas para os lojistas no e-commerce.

Confira alguns detalhes sobre o levantamento na imagem a seguir.